quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PARA CADA ESQUERDA CAVIAR, UMA DIREITA SARDINHA? por DANIEL FILHO


Em tempos de eleição os ânimos e discursos pró-contra, esquerda-direita, ficam acirrados. Expor ideais parece uma discussão futebolística.
Os posicionamentos, geralmente, em vez de debatidos, são confrontados pejorativamente. CAPITALISMO ou SOCIALISMO viram times de devoção e seus torcedores apresentam erros e acertos dos dois modelos sociais como títulos ou derrotas vexatórias.
O colunista da Veja, Rodrigo Constantino, por exemplo, comanda uma TORCIDA ORGANIZADA liberal. Criador (ou socializou a ideia de outro?) da alcunha ESQUERDA CAVIAR para desmerecer o discurso socialista proferido por intelectuais que mantenham um padrão de vida  com acesso a bens de consumo e tecnológicos. Sua concepção promove a ideia de que, se você simpatiza com os ideais marxistas, precisa entrar para uma ordem franciscana e abrir mão de todos os seus bens. Pior, nunca aceitar ganhar por sua produção, ainda que faça parte da sociedade capitalista.
Tal estupidez ganha adeptos como Danilo Gentilli, Roger, Lobão, Ronaldo, entre outras figuras que se posicionam como únicos moralmente aptos a usufruir o que “somente o dinheiro (leia-se capitalismo) pode proporcionar”.
 Se esse texto surgisse como uma opção “reacionária vermelha”, tão estúpida quanto, poderíamos criticar os ricos quando esses fizessem uso ou cobrassem serviços públicos, não?
Afinal, por que a bolsa só é esmola quando paga ao pobre para garantir-lhe o mínimo do sustento? A bolsa de intercâmbio, mestrado, doutorado, garantida ao jovem nascido em berço de ouro, a ocupar vaga das principais universidades PÚBLICAS do país, graças aos cursinhos e isoladas que os pais pagaram, são um direito do rico? Mas, espera, não é a iniciativa privada que garante a qualidade dos serviços?
A essa “incoerência”, então, poderíamos chamar DIREITA SARDINHA? Denominar, então, a todos os abastados que conquistaram uma vaga do pobre nas universidades. Aos que cobram e querem um metrô de qualidade, quando poderiam, muito bem, usufruir somente de seus carrões. Fiquei empolgado. A partir de hoje também será DIREITA SARDINHA aquele que se reclamar dos pedágios, afinal, parte das rodovias estão em melhores mãos: privatizadas. OPA! Policiamento por que, se podes e deves ter seu próprio segurança particular?
Mas o texto, apesar da ironia, não vem propor uma “resposta pronta” de “empadinhas” contra “coxinhas” (logo abriremos lanchonetes nas câmaras de vereadores e deputados), se propõe a provocar uma reflexão quanto ao esvaziamento de ideais e atitudes politizadas. Não se trata de marcar um confronto entre a turma do KARL MARX FUTEBOL CLUBE x ESPORTE CLUBE ADAM SMITH, mas analisar historicamente erros e acertos de ambos (sim, pessoal da esquerda e direita, há erros na aplicação de ambas) para discutir o papel da democracia nos dias de hoje. O que sobra e falta a cada um de nós, cidadãos, é pensarmos e agirmos em prol do melhor rumo político, econômico e social para uma sociedade sustentável.
Onde condições sociais, acesso a educação, saúde, sustentabilidade e consumo esteja ao alcance de todos. Para um espaço e sociedade em que a meritocracia deixe de ser tão utópica quanto vivermos em igualdade sem a necessidade de uma ditadura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário