terça-feira, 25 de novembro de 2014

A TERCEIRA GRANDE PÁGINA DA HISTÓRIA DE PETROLÂNDIA COMEÇA A SER ESCRITA

Foto: Acervo IF

20 de Novembro, uma data emblemática por servir ao Dia da Consciência Negra. Para Petrolândia pode se tornar ainda mais representativo para a educação da região, foi oficialmente inaugurado o Centro de Referência do Instituto Federal – Campus Floresta.
A escola Agrícola, doada para o Instituto, passou por uma primeira etapa de reformas para melhor se adequar ao padrão federal, passará por uma segunda etapa com climatização dos ambientes e implantação do laboratório de informática para, possivelmente, já no ano que vem, vir a se tornar um CAMPUS.

Foto: Acervo IF

A noite marcante teve início com a bela apresentação de jovens estudantes que representaram o BALÉ AFRO para, na sequência, diretores, coordenadores e prefeito falarem do significado daquele feito não somente para a cidade, como para toda a região.
O primeiro a discursar foi o Diretor Geral do IF Sertão, Givanilson Magalhães, que fez questão de expor abertamente o empenho do prefeito Lourival Simões e da câmara de vereadores, representada pelo presidente Fabiano Marques, em ter o centro de referência em Petrolândia.
 O Coordenador Adjunto do PRONATEC em Petrolândia, Fernando Cézar Pereira, discursou na sequência agradecendo a todos os funcionários do Instituto Federal e  reforçou o elogio ao empenho não somente do prefeito e presidente da câmara como da primeira dama e secretária de Ação Social, Anna Tereza Simões, pela instalação do centro e atual parceria entre município e IF com os cursos FIC – PRONATEC.
Professor Ivaldo José da Silva, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, corroborou com os elogios aos envolvidos na parceria. Destacou ainda que Petrolândia e região viverão novos tempos com a instalação do centro de referência, possível Campus, citando os números que acompanham esse processo. Com a instalação do Campus serão necessários 60 docentes, 45 técnicos administrativos para atender a cerca de 1200 alunos da cidade e região a desenvolver educação, pesquisa, extensão e inovação tecnológica para o desenvolvimento da região, consequentemente, contribuindo no fortalecimento da nação.

Foto: Acervo IF

O centro de educação e pesquisas, como dito na sequência pelo prefeito Lourival Simões, será uma extensão do sonho do pai, Francisco Simões. Relembrou que a criação da Escola Agrícola vinha para atender a comunidade com um perfil semelhante ao que o IF está ofertando e que, para ser implementada, teve que ouvir muitas negativas de gestores políticos da época. Considerou que esse não foi sonho de um homem só, mas de muitos.
Continuou o discurso firmando compromisso de entregar mais duas escolas e garantir reforma e ampliação da Escola Lino Manoel Viana, localizada no Projeto Apolônio Sales, até o meio do ano que vem (2015). O custo das três obras será em torno de R$3 milhões de reais.
Concluiu reconhecendo o poder transformador da educação. Afirmou:
“Quem detém informações detém o poder e o poder não pode ficar apenas entre os governantes. O poder tem que estar nas mãos daqueles que escolhem os governantes que é o povo”.
Apesar de evitado nos discursos, é impossível não estabelecer vínculo com políticas sociais e partidárias por mais essa conquista. O centro, provável possível campus, considerado pelo prefeito como a terceira grande página escrita na história desse município (a mudança da cidade para construção da hidrelétrica e a gestão de seu pai seriam os dois primeiros marcos históricos) dá continuidade à extensão e interiorização do ensino federal e técnico iniciado no governo Lula e expandido pelo governo Dilma do PT. Combatido por alguns prefeitos e governadores que alegam terem sido “quebrados” pela gestão petista, não deveriam se negar a declarar as benfeitorias.
O tom da não partidarização soa “diplomático”, porém destoa do discurso acerca da democratização da informação. Entre erros e acertos da gestão petista, esse representa um acerto que, se bem direcionado no futuro pelos gestores municipais, estudantes, população e responsáveis pelo futuro Campus, servirá promovendo a emancipação intelectual, econômica e tecnológica das comunidades por diversas gerações. Essa emancipação, como bem lembrado pelo prefeito, representará, acima de tudo, um povo mais consciente e cada vez menos escravo de favores políticos e contratuais. Um povo, novamente, dono de seu voto e apto a fiscalizar o voto dado sem medo de se declarar, sem obrigações eleitoreiras além do seu trabalho.  Um povo cada vez mais politizado e politizador.
Por essa libertação e desenvolvimento que Petrolândia recebe com esperança o novo centro de referência do Instituto Federal.

Foto: Assis Ramalho

Foto: Acervo IF


2 comentários:

  1. Sem dúvidas um grande investimento para formação social e profissional do nosso pessoal. Há que se dizer que algo assim já deveria existir há muito tempo, pois Petrolândia sempre teve uma estrutura à frente de muitos outros municípios que desde muito tempo já tinham tal investimento educacional e social. Mas, de qualquer forma, fico feliz que agora Petrolândia também o tenha. Tenho certeza de que muita coisa vai melhorar com esse investimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Paulo! De fato sempre tivemos potencial. Agora é aproveitar e zelar para o melhor aproveitamento da oportunidade!

      Excluir