quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ENTREVISTA COM O VEREADOR EUDES FONSECA

Foto: George Novaes

Assim como na entrevista com o vereador Rogério Novaes, iremos publicar a entrevista por partes temáticas.
Na primeira debatemos sobre agricultura: Instalação da balança para pesagem de produtos agrícolas produzidos no município e Ceasa. Em que pé andam esses projetos e qual a expectativa se pode alimentar? As primeiras questões foram lançadas por leitores que preferiram não se identificar:

Daniel Filho: A primeira pergunta é sobre o “balanção”. Balança de pesagem dos caminhões para deixar mais clara a produção agrícola do município. Por que até hoje não foi instalada? Sabe algo sobre?
Eudes Fonseca: Primeiro quero agradecer pela oportunidade de estar sendo entrevistado pelo Blog Gota d’água. Agradecer a você, Daniel, e George. Respondendo, realmente há um tempo foi levantada essa questão de se comprar uma balança. Acredito que até já foi comprada. Agora, assim, dentro da real, eu não sei onde foi que parou o processo e o porquê de não ter sido executado. Acredito que seja de grande importância para nossos agricultores, principalmente do Icó-Mandantes, que é onde está prevista para ser instalada. Mas eu posso me comprometer a vocês e ao povo de saber o motivo de não ter sido instalada.

DF – Então na próxima sessão aberta da câmara o senhor se compromete de trazer essa resposta?
EF – Com certeza. Amanhã mesmo vou buscar junto ao prefeito para resolver essa questão o quanto antes.

OBS: Até o fechamento dessa publicação ainda não recebemos o parecer.

Foto: Daniel Filho

George Novaes – Também pergunta de leitor ainda sobre agricultura. Os produtores e comerciantes aguardam até hoje pela Central de Abastecimento (CEASA) de Petrolândia. Ceasa que já teve até local para ser construída, mas hoje, sabemos, estão sendo construídas escolas. Esse importante serviço aproxima o produtor do consumidor, maximizando os lucros. Por ser um plano tão antigo, o que a população pode esperar sobre o futuro dessa central?
EF – Olhe, George, no meu ponto de vista acho que a construção da CEASA para o nosso município é fundamental. Eu sempre cobrei e sempre bati na tecla por ela. Não só por meus pais serem agricultores, mas porque conheço a realidade do agricultor.
Há aproximadamente um ano eu tive uma conversa com o gestor municipal onde ele trouxe a proposta de construir a CEASA onde seriam as casas populares do projeto Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Levaria a construção para dentro do projeto Apolônio Sales onde tem uma área bem grande.
Vendo a proposta achei até interessante, pois seriam dois problemas resolvidos: casa popular a quem precisa e CEASA para o perímetro irrigado, Apolônio Sales e Icó-Mandantes. Não sei como está hoje a situação, mas sei que está em andamento. Como vereador não abro mão.

GN – Se observarmos que no estado de Pernambuco todas as CEASA’S ficam na área urbana visto que a ideia da central não é servir de depósito, mas ser ponto de comercialização. A transferência dela para o Projeto Apolônio Sales, não ficaria inviável com relação a questão do acesso para o povo?
EF - Realmente acredito que dificulte um pouco o acesso do produto ao consumidor. Mas pode ter facilidade de chegar lá se propormos o asfaltamento do percurso.

DF – Então dá para considerar que o projeto da CEASA no projeto Apolônio Sales já inclui o asfaltamento do percurso?
EF – Não. Inclui não. Mas que a gente pode solicitar. Acho que justifica ser lá porque está dentro do perímetro irrigado. Então vai ficar fácil para o agricultor, mas vai dificultar um pouco para quem vai comprar lá. Mas se a gente conseguir asfaltar não vai ter dificuldade.

GN- É uma inversão, né? Porque se a gente observar o primeiro projeto que era construir perto do parque de vaquejada, podemos ver qual foi o primeiro investimento: o acesso. Primeiro a pavimentação para, só depois, construir a CEASA. Esse é o caminho mais correto.

DF – Eudes, na sua visão, esse caminho que está sendo tomado de construir a CEASA para somente depois asfaltar, é correto ou inviável?
EF- Rapaz, eu assino embaixo que seja feita no projeto. Não que seja feita primeiro. Realmente é uma controvérsia. Se puder fazer primeiro a terraplanagem, depois o asfalto, é melhor, entendeu? Mas porque não fazer tudo ao mesmo tempo?

DF – Sendo a agricultura fundamental para nossa economia, além de asfaltar dá para pensar também em transporte coletivo?
EF – É importante. Há algum tempo eu já havia falado com meu assessor, Elson, que sou de acordo que não se criasse um sistema de transporte coletivo público privado, mas que criasse um sistema para transportar aquelas pessoas que vêm do Icó, do Brejinho, do Projeto Apolônio Sales. Eu moro no Apolônio Sales, de lá para o centro dá uma distância aproximada de nove a dez quilômetros e, quando venho vejo muita gente pedindo carona, pois não têm transporte, não tem celular para chamar um moto táxi.
Então, assim, vejo essa deficiência. Então acho interessante que se criasse um programa municipal junto ao governo do estado ou mesmo governo federal, que se criasse transporte para esse pessoal. Se não gratuito, mas que cobrasse uma taxa simbólica só para manutenção do transporte.

DF – Então podemos esperar que esse projeto saia como solicitação ou mesmo projeto seu?
EF – Pode. Até porque já venho discutindo isso com minha assessoria. Estamos vendo um jeito de apresentar isso na câmara.

DF – Ainda para esse semestre?
EF – Acredito que sim.

DF - Sendo da base aliada você já conversou com o prefeito para saber se ele aprova a ideia?

EF- Não. Sobre isso ainda não conversei com ele não. Primeiro estou fazendo a articulação. A parte burocrática pra chegar até ele já com o projeto e argumentos em mão para termos sucesso na indicação.

PRÓXIMO TEMA: SAÚDE. Pela extensão da conversa, será dividida em duas partes. A abordar: Qualidade dos serviços de saúde do município (Hospital e PSF), Programas federais Mais Médicos e Mais Especialidades, Condições dos transportes para os pacientes que precisam se deslocar a Recife, crise...





2 comentários:

  1. ESTA OBRA DO CEASA, TODO ANO POLITICO ELES DIZEM QUE VAI SER FEITA, PARA TEREM O QUE PRECISA, O VOTO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos às cobranças, companheiro!
      Obrigado por ler e participar do Blog Gota d'Água!

      Excluir