quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

REAJUSTE DO PISO SALARIAL. COMO PODEM FICAR OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES EM PETROLÂNDIA



O piso salarial do magistério foi reajustado em 13,01%, significa que professores em início de carreira, com carga horária de 200hrs/aula, passarão a receber R$1.917,78.
O reajuste se dá uma vez por ano assegurados pela lei 11.738 de 2008, assinada pelo então presidente Lula.
Apesar do piso salarial ser uma conquista histórica da classe trabalhadora de educação, consideramos que, ainda, não repara a defasagem histórica e tampouco incentiva o ingresso de jovens ao magistério. Basta analisarmos quanto passaria a ganhar um doutor com 200hrs/aula em fim de carreira. Meros R$3.501,29. Conhecem algum doutor na rede pública de ensino municipal ou estadual? Difícil.
A tabela publicada aqui se refere ao possível plano de carreira do município (Petrolândia) após o reajuste, podendo haver alguma alteração, visto que a câmara aguarda parecer favorável do SINPRO. A câmara informa não ter recebido as tabelas referentes a gratificações de locomoção e difícil acesso.
Quanto aos salários dos professores da rede estadual não há nenhuma informação oficial vinda do novo governador Paulo Câmara. Não sabemos ainda se ele manterá a política de Eduardo Campos nos últimos anos de pagar somente a partir de Abril e retroativo em parcelas os meses anteriores, ou mesmo se pagará acima dos 13,01%, visto que a promessa de campanha era dobrar o salário dos professores da rede estadual até o fim de seu mandato. Fazendo uma conta lógica o governador deveria reajustar, todo início de ano, em 25% o salário dos docentes. Alguém acredita?

Abaixo tabela de como deverá ficar o salário da rede municipal (e estadual, caso o governador siga o reajuste nacional):


Nenhum comentário:

Postar um comentário