sábado, 10 de janeiro de 2015

UM PAPO COM ROGÉRIO NOVAES - CATINGUEIRAS E GRUPO SALVE O RIO SÃO FRANCISCO


Foto: George Novaes

Na quarta parte de nossa matéria com o vereador Rogério Novaes iremos tratar de dois grupos surgidos em situações bem adversas. O primeiro é a Associação Catingueiras, liderado por Ana Paula, o grupo, organizado e regular, ficou conhecido por terem ocupado as casas do abandonado projeto MINHA CASA, MINHA VIDA. 
O projeto, que deveria ter sido concluído com 300 casas populares, com cadastro e sorteio dos seus donos de forma transparente, hoje conta com apenas 26 casas inacabadas que, à época da ocupação, não tinha moradores apesar do prefeito dizer que tinham donos.
Para ver ou rever a história seguem links de antigas matérias do blog. Uma escrita por mim, Daniel Filho, outra por George Novaes:




Vamos à entrevista:

Daniel Filho – A presidenta da Associação Catingueiras, Ana Paula, e sócios procuraram nosso blog para denunciar a quebra do acordo entre prefeito, empresário e associação, onde foram prometidos terrenos aos moradores que haviam ocupado as casas populares abandonadas, mas nada foi cumprido. Qual será o posicionamento da câmara com relação ao tema?

Rogério Novaes – Daniel, estamos não somente a disposição do pessoal da catingueiras como com toda a população de Petrolândia quando se trata de situações agravantes como essa aí. É entristecedor porque na época do acordo, onde eu estava presente, Jorge Viana estava. Um acordo que não era o ideal como o grupo pretendia, mas, como em toda negociação, alguém tem que ceder. Então pela necessidade o pessoal cedeu mesmo não sendo adequado pelas condições que estariam, mas era, ao menos, um começo. Porém hoje, o que sabemos, é que não foi cumprido o acordo.

DF – E parece que não vai mais...

RN – É. E nem vai mais. Pois o que sabemos de bastidores é que ele afirmou que não deve mais nada a ninguém. Então se não deve não irá cumprir o que prometeu.
O que nos resta a fazer é ver se a associação está regular para tentar um novo acordo com o prefeito ou mesmo um processo por danos morais. Afinal foi um acordo perante igreja, nove vereadores, Arbio e toda a sociedade sabe ou ficou sabendo que seria resolvido e não foi. Então cabe mais à associação que a nós mesmos. Estaremos abertos para o que for preciso, como chegamos até a contribuir com uma ajuda de custo. Prometemos e cumprimos, portanto, o que pudermos fazer para ajudar, faremos.


GRUPO SALVE O RIO SÃO FRANCISCO

O grupo surgiu a partir de convocação do prefeito Lourival Simões e primeira-dama Anna Tereza para proteger o rio São Francisco do que seria seu maior vilão: as obras de integração do Rio São Francisco. Formar um grupo para barrar e impedir as obras em período de eleições para governador e presidente. 
O Blog Gota D'Água esteve lá e lançou uma reportagem em seis partes mostrando sua versão e visão do observado: não passaria de um ato politiqueiro contrário à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Para ver ou rever a série, segue o link:


O blog foi duramente criticado pelos membros e o grupo continuou a existir mantendo trocas de experiências acerca do tema meio ambiente através da rerde social Whatsapp. 
A administradora do grupo, Anna Tereza, tem mostrado empenho em manter as discussões com foco e atitudes, então aceitou a proposta de uma reunião para debater e propor metas para implantação de políticas ambientais em 2015 no município de Petrolândia. Para saber como foi a primeira reunião, segue link:


O vereador foi questionado quanto a sua participação na próxima reunião:

Daniel Filho -  O grupo Salve o Rio São Francisco surgiu e vem procurando se reunir para discutir temas e políticas ambientais. O próximo encontro está marcado para o dia 16 de Janeiro, a partir das 15Hrs no Centro Cultural com o objetivo de discutir e estipular metas para as políticas ambientais municipais para 2015. Qual a posição de vocês, vereadores, quanto ao tema? Vão participar do encontro?

Rogério Novaes – Houve um primeiro divulgado por vocês onde, infelizmente, não pude estar, mas nesse quero participar junto à Arbio e ao Grupo Salve o Rio São Francisco.

DF – E acha que dessa vez os acordos poderão ser cumpridos, visto que todo ano há reuniões entre a Arbio e executivo, mas nada é consolidado?

RN – Olha, é a primeira vez que estou sendo convidado, então referente a antigos acordos não posso afirmar que irão se concretizar até porque não depende do vereador. Mas penso que sim. Prefiro acreditar que sim. Eu torço.

PRÓXIMOS TEMAS: PROCESSOS DE LICITAÇÃO E ÁGUA NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA


Nenhum comentário:

Postar um comentário