quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

UM PAPO COM ROGÉRIO NOVAES - TRANSPORTE ESCOLAR PARA OS PROFESSORES DA ESCOLA ICÓ-MANDANTES


Foto: Daniel Filho

Na terceira parte de nossa entrevista falamos de um grave problema enfrentado, principalmente, por professoras da Escola Icó-Mandantes que foram proibidas de fazer uso do transporte escolar como denunciado aqui mesmo no Blog Gota D'Água. Para ver ou rever a matéria, segue o link:

Há professoras gestantes e a todas o único recurso de transporte são as motocicletas em estradas com péssimas condições. Logo após a primeira publicação alguns leitores lembraram que duas professoras  da escola sofreram aborto ano passado. Mesmo não havendo confirmação por perícia médica que o motivo fora o meio de transporte, não se nega que se torna um agravante tais condições para a gestante.
O vereador foi questionado acerca desse e de outros pontos:

Daniel Filho – Vereador, recentemente nosso blog publicou uma matéria acerca do grande problema que professoras e funcionários da Escola Icó-Mandantes vêm sofrendo por terem sido proibidos de fazer uso do transporte escolar dos alunos. As professoras só contam com motocicletas como alternativa de transporte em estradas com péssimas condições o que põe em risco a saúde e suas vidas. O que podemos esperar da câmara e sua atuação individual para a resolução desse problema?

Rogério Novaes – Olha, Daniel. De fato existe uma lei federal que fala que o uso do ônibus é exclusivo do aluno...

DF - Mas a lei não se refere aos transportes escolares oriundos do programa federal “Caminhos da Escola” (ônibus amarelos)? Nada impede que sejam utilizados ônibus terceirizados, inclusive em cidades próximas, como Sertânia, os professores fazem uso do transporte sem problema algum.

Foto: George Novaes

RN - Bom, o que posso dizer é que o que depender da gente, e digo não somente em meu nome, mas em nome de todos da oposição, é que faremos o que tiver a nosso alcance para que haja o bom senso do gestor em liberar o transporte para uso dos professores.

DF – Alguns leitores nos procuraram para fazer uma queixa sobre os vereadores de oposição quanto ao tema. Afirmaram que o prefeito não liberaria, pois vocês iriam denunciá-lo como, de acordo com relato, já fizeram uma vez. Afirmaram que um de vocês, certa vez, tirou fotos de professores descendo do ônibus para, com as imagens, denunciar o prefeito de que estaria descumprindo a lei. Procede?

RN – Não, jamais. O que fizemos foi fotografar o ônibus para mostrar as péssimas condições de transporte que os alunos estavam tendo. Lanterna quebrada, pneus carecas. Ouvimos relato até de gente se acidentar. Então fotografamos para fazer as exigências e, de fato, melhorou. O ônibus hoje está em boas condições. Jamais fotografamos para denunciar professores.

DF – O gestor pode ficar tranquilo de que nada dessa natureza será feito?

RN – De forma alguma. Inclusive sabemos que, se existe a lei que proíbe, há também a lei do bom senso de que é importante até mesmo para a educação dos alunos e conservação do transporte que estejam juntos no mesmo ônibus professor e alunos. O que competir aos vereadores, faremos.

DF – Então podemos contar ao menos com essa solicitação ao gestor já no primeiro dia após o recesso legislativo para que, desde o primeiro dia letivo, os professores voltem a fazer uso do transporte escolar?

RN – Pode ter certeza que sim. Iremos repassar ao executivo. Agora se irá ser aceito ou não. Já não compete a nós do legislativo.

PRÓXIMO TEMA: GRUPO CATINGUEIRAS E GRUPO SALVE O RIO SÃO FRANCISCO


Nenhum comentário:

Postar um comentário