quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

E O ANO COMEÇOU...

Fotos: Anna Tereza

Hoje, 19 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião de 2015 do IF-SERTÃO. Aberto à comunidade, mas com público majoritariamente da área de educação (gestores de escolas municipais, secretários, e representações, de educação dos municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá) se reuniram no auditório da Escola Municipal Francisco Simões para conhecer projetos do Centro de Referência de Petrolândia para o ano de 2015/16 por parte dos Pró-reitores.
Trazer novos cursos de expansão do Instituto Federal, através de cursos de pós-graduação e formação continuada para professores e funcionários públicos, a depender da demanda dos municípios, que serão conhecidas através de audiência pública em breve, foram o principal enfoque da reunião.
O prefeito Lourival Simões lembrou que a vida acadêmica trouxe vida para a cidade de Belém do São Francisco e reafirmou a importância do centro de referência como uma grande oportunidade para os jovens de Petrolândia e região.
Como o início da publicação sugere é dado o início do que pode ser uma verdadeira revolução para nosso município, para tanto é preciso atenção especial a todo o processo para não perdermos o rumo. Garantir a segurança e o acesso ao Centro de Referência (quem sabe, futuro Campus), localizado na antiga Escola Municipal Agropecuária, assim como traçar estrategicamente quais cursos serão implementados, são estratégias fundamentais para que os estudantes não tenham como únicas motivações para estudar as bolsas recebidas e o sentimento ilusório de "não ficar parado" passando a migrar de curso em curso sem rumo por falta de oportunidade de emprego em sua própria localidade. 
De fato, se a conclusão dos cursos não puderem transformar estudantes em trabalhadores que contribuam ao desenvolvimento de sua cidade, a implantação dos cursos servirá apenas para gerar números eleitoreiros a serviço de todas as esferas políticas (federal, estadual e municipal). Um círculo contrário à proposta de interiorização dos Institutos Federais, Universidades e cursos técnicos. 
Que 2015 seja crucial e revolucionário na educação para que, mesmo em nível regional, possamos efetivar a simbolização da máxima PÁTRIA EDUCADORA.




3 comentários: