terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

EUDES FONSECA E A JUVENTUDE PETROLANDENSE - parte 4

Foto: Daniel Filho

Na quarta parte da entrevista com o vereador Eudes Fonseca falamos sobre suas ações para a população jovem de Petrolândia que votou massivamente no candidato.
Petrofest, Forrolândia, oportunidades de formação e emprego para os jovens da cidade e futuras parcerias com indústria e comércio para o município.

George Novaes – O seu mandato foi diretamente ligado ao apoio dos jovens que votaram em massa para que o senhor os represente. Então queríamos que citasse ações, seja na saúde, cultura, esporte, que tenham vindo a beneficiar esse grupo da sociedade.
Eudes Fonseca – Primeiramente eu sempre fiquei muito agradecido e satisfeito com minha votação e com a ajuda dos jovens. Quando fui eleito tinha 29 anos, uma idade um pouco passada, mas eu sempre tive um bom relacionamento com o pessoal jovem de Petrolândia. Sempre gostei de sair, de estar presente com eles. Sempre gostei de dar um “patrocionizinho” pra uma banda, pra um evento. Sempre tive bem próximo deles.
Então me sinto na obrigação de fazer sempre mais por eles. Busquei pesquisar e ouvir para saber do que mais eles estavam precisando e o interessante é que jovem sempre quer coisa relacionada com festa. E eu sempre digo a eles:
“Não, tudo bem. Festa é muito bom, mas não é o essencial!”
Foi então quando começou a chegar através do governo federal aqueles cursos profissionalizantes do PRONATEC. Passou pela câmara e a gente dá total apoio a projetos federais que venham para ajudar nossos jovens.
De lá pra cá eu fiz algumas solicitações ao governo do estado, mas não fui atendido ainda. Eles mandaram uma resposta favorável me pedindo pra esperar um pouco. São cursos do SESC e SENAC que são importantes para dar oportunidades aos jovens.
Alguns ainda me procuram para fazer algum evento, aí já é coisa particular, mas sempre estou ali presente. Sempre me pedem uma coisa, George, a PETROFEST. Eles são loucos que voltem essas festas tradicionais e eu sou favorável até. Porque quando pensamos em Petrofest não falamos somente em diversão, mas na economia que move o município. Conversando com alguns comerciantes, muitos me disseram que chegavam a vender mais no Petrofest do que no Natal.
Não somente melhora a economia do município como ainda gera emprego temporário e agrada ao público jovem. Eu já lancei esse argumento ao prefeito pedindo de volta a Petrofest porque sou bem cobrado. Não somente por essa festa como outras: Forrolândia, por exemplo. Lembro que eram muitas noites. Então é interessante. Mas vejo que precisamos ver primeiro a segurança para o jovem pensando no futuro deles com algo relacionado à educação.
Eu tenho alguns projetos para serem lançados, mas não quero dizer agora. Até março entregarei a vocês dois para publicarem em primeira mão no Blog Gota d’Água. Primeiro estou estudando orçamento, como a gente pode chegar para ter sucesso. Infelizmente na política a gente não pode adiantar muita coisa. Porque a gente pode acabar espelhado, sendo criticado e pode ter até gente querendo freiar. Então quando estiver tudo pronto garanto que entrego a vocês. Mas garanto que é algo muito bom para os jovens do município.

Daniel Filho – Pode adiantar ao menos em que setor seria? Cultura, educação...
EF – Pronto. Você falou a chave. Envolve cultura e educação.

DF – A importância da educação e formação, doutor Eudes, é, certamente, garantir uma segurança cultural, profissional e econômica a esses jovens. Mas o senhor vê em Petrolândia esse campo de abrangência ofertado pelos cursos? Os nossos jovens, ao se formarem, conseguem se segurar econômica e profissionalmente em nosso município ou vamos perder esses jovens para outras cidades?
EF – Daniel, eu  acho que a realidade do nosso município hoje é praticamente a realidade do Brasil todo. Hoje, realmente, nós temos um monte de escolas técnicas aí qualificando essa população. Agora, no meu ponto de vista, tem que trabalhar indústria, senão como é que vai suportar esses profissionais no futuro?
Então a gente que faz a gestão municipal tem que correr atrás de indústrias e parcerias para que possamos ter como dar oportunidade para esses jovens que, na maioria das vezes, vai ter seu primeiro emprego.
DF – E você vê com esperança, até o fim do mandato dessa gestão, a possibilidade de achar essas parcerias?
EF – Eu acredito muito na gestão de Lourival. Ele é um gestor que trabalha com os pés no chão e isso é importante. Até porque a gente sonha muito e nem sempre o sonho vira realidade. Até porque nós vimos por aí prefeituras em situações bem delicadas. Prefeitura do estado de Pernambuco que demitiu 99% dos seus contratados. Essa não foi a realidade de Petrolândia. O prefeito trabalhou com os pés no chão. Trabalhou o hoje enxergando o amanhã. Hoje estamos passando por momentos difíceis, mas eu acredito que a gente vai conseguir administrar a coisa com parcerias. Até porque, pra mim, a eleição já passou. Precisamos nos unir.

PRÓXIMOS TEMAS: Vamos questionar e falar bastante sobre a VISÃO ESTRATÉGICA da gestão municipal:
Bairro Nova Esperança - pavimentação antes do saneamento a atuais condições sociais;
Crise financeira mesmo Petrolândia sendo um dos municípios pernambucanos que mais arrecada ICMS no estado;
Falta de transparência, diálogo e projetos sustentáveis para o município;
Falta de unidades habitacionais populares...

2 comentários:

  1. sobre o petrofest e forrolandia isso veio se acabando com o tempo deixaram acabar?Daniel esse Paquito quer reformar as coisas mal feitas em decadencia que deixaram acontecer sobre comerciantes em Petrolandia vender mais no Petrofest do que na época de natal ,isso eu não tenho dúvidas de gente que bota sua barraca com cerveja para garantir a feira de 2 meses ,isso eu também boto como fator prefeito acabou com a festa que atraia toda a regiao inclusive gente do agreste teve um ano que conheci uma menina de porção sobre o nivél de atrações fica no começo do petrofest o que mais tocava no rádio era axé music lembro bem em 97 quando Tonho Matéria chamou avenida com pileque e Marcia freire em outro bloco companhia do pagode do palco,em 98 eu acredito que tinha sido auge do petrofest pileque e depois eu digo eram rivais Pileque chamou Bragadá ,Tonho Matéria mais uma vez,e K entre nós ,já depois eu digo chamou Terra Samba,Zue,e teve outra banda no outro dia que eu não lembro mais eu acho que foi versão Brasileira que arrebentou mais do que K entre nós,refrões como deixei minha linda na praia de itupua eu quero ver caetano e gil cantando na avenida da zue a zue podia hj tá entre as maiores bandas de axé music do Brasil não é qualquer banda que o antigo Chiclete grava,e Banda Mel

    ResponderExcluir