sábado, 7 de fevereiro de 2015

SOBRE SUA SUPOSTA “VIRADA DE CASACA” EM 2012, ANÁLISE DO PRIMEIRO MANDATO E O QUE PREVÊ PARA 2016 - parte final

Foto: Daniel Filho

Na sétima e última parte da entrevista com o vereador Eudes Fonseca quisemos confirmar, ou desmistificar de vez, sobre a história de que, em 2012, o candidato sairia como oposição a Lourival mas, repentinamente, no meio da campanha, teria passado para a base aliada.
Pedimos ao vereador que fizesse uma análise de seu mandato até aqui e o que ele deseja para as eleições municipais de 2016.
O vereador nos deu uma informação em primeira mão.
Será que irá concorrer a um novo mandato de vereador ou deseja ser o nome que irá concorrer à sucessão do prefeito Lourival Simões?
Confiram.

Foto: George Novaes.
Vereador junto a seu assessor
Daniel Filho – Vereador, para desmistificar ou confirmar a história. As pessoas dizem que quando o senhor decidiu propôr seu nome como candidato a vereador começou sendo oposição e depois mudou para a situação antes mesmo de eleito. Confirma a versão?
Eudes Fonseca – Não. Na eleição de 2012... eu não vou citar nomes... mas as pessoas que fazem oposição e ainda estão lá me chamaram e fizeram convite. Diziam:
Eudes, venha pra cá. Você vai ser nosso candidato a vice-prefeito da oposição”. Uma vez eu estava na fila do banco conversando com o gerente e tinha uma dessas pessoas que me chamou para sair candidato na chapa majoritária de oposição em 2012. Mas eu acreditei que não era o melhor momento. Eu não estava preparado. Política você tem que estar com o nome na rua. Não é George, não é Daniel, não é Lourival, não é Fabiano e nem Rogerinho... Não é ninguém que vai chegar e dizer quem é o candidato. Quem tem que gritar é o povo.

DF – Então você confirma que mudou de posição...
EF – Não, eu nunca fui da oposição, nem nunca destratei a oposição. Sempre tive bom relacionamento dos dois lados como até hoje tenho.

DF – Gostaria de ouvir o seu parecer sobre esse primeiro mandato de vereador. O quanto lhe foi satisfatório e o quanto o decepcionou?
EF– Olhe, quando disputei eu tinha uma visão e achava que tudo era fácil. Achava que vereador podia fazer tudo e mais um pouco. Quando entrei eu vi que o cargo é importante, porém muito limitado. A gente não tem a caneta na mão, não pode criar projeto de lei que vá gerar custo ao município.
Então pra mim foi importante. Agradeço à população por ter sido majoritário nas eleições. Estou dando minha contribuição no município. Estou aprendendo muito também. Infelizmente não consegui lançar muita coisa que queria lançar. Mas consegui fazer algumas solicitações de calçamento, na educação, na saúde. Estou fazendo meu papel de vereador pedindo, fiscalizando, solicitando...
Mas em 2016, pra falar a verdade em primeira mão aqui pra vocês, eu não sei se volto a disputar a cadeira de vereador...

Foto: Elson

DF - Desencanto?
EF – É também. Porque entrei querendo fazer a diferença, mas o poder legislativo é limitado e traz alguns ciúmes que atrapalham o sistema. Hoje todo mundo é amigo, é colega, mas em 2016 eu não sei se vai ser todo mundo colega.
Muitas vezes a gente a gente é cobrado por coisas que não competem à gente.

DF – Cobrado pela população?
EF – Pela população e pelos familiares. A gente tem que ter jogo de cintura pra ver Petrolândia como um todo e não como uma família só.
Então vou procurar agradar até o fim os que me deram o voto, mas não vou para a reeleição. Não pretendo.

DF – Por coincidência é o segundo vereador a ser entrevistado por nosso Blog que apresenta a mesma visão. A insatisfação já no primeiro mandato.
Dizer que enquanto vereador não pode fazer nada do que desejaria indica sua vontade de concorrer como prefeito ou mesmo participar da chapa de sucessão?
EF – Acredito que quando se entra na política ou você pensa em crescer ou sair de vez. Não só eu como Rogério e outros vereadores dessa casa têm essa vontade de crescer politicamente e fazer mais pelo seu município. Acho natural do ser humano ir sempre além. 2016 está bem próximo. As convenções estão aí. Por ter sido majoritário na última eleição espero que o prefeito Lourival Simões lembre e ao menos me indique entre seus três nomes preferenciais na candidatura de sua sucessão.

George Novaes – O espaço está aberto para suas considerações finais, vereador.
EF – Quero agradecer ao Blog Gota d’água, a vocês, George e Daniel. A toda população de Petrolândia por ter perdido parte de seu tempo para ler essa entrevista que acho importante para o povo conhecer nosso trabalho. Como vereador quero dizer que estou sempre à disposição.
Quero parabenizar, mais uma vez, o Blog pela transparência e por estar levando informações do nosso município aos nossos leitores de forma democrática, honesta e sem estar perseguindo ninguém. Sem politicagem de situação ou oposição. Acho muito importante.
Quero também parabenizar vocês por aquela reunião que nós tivemos há poucos dias falando sobre meio ambiente onde muitos acharam que vocês iriam ali só para criticar A ou B, mas vocês mostraram que estão ali para se unir e resolver os problemas do município relacionados a meio ambiente.
Concluo mandando meu abraço a toda população.

E o Blog Gota d'água já confirmou a próxima entrevista.
Nosso próximo vereador a ser sabatinado será Carlos Alberto mais conhecido como Carlinhos.
Leitores que desejarem mandar perguntas ou tecer comentários enviem para:

bloggotadagua@hotmail.com

2 comentários:

  1. Excelente! Muito boas as perguntas e respostas. Muito importante o Vereador estar se abrindo e respondendo de forma sincera ao falar sobre suas limitações.

    ResponderExcluir