segunda-feira, 16 de março de 2015

A AMIZADE É O MELHOR REMÉDIO


O médico norte-americano, Hunter Doherty “Patch” Adams, criou e inspirou a prática que, em Petrolândia, passa a acontecer através do trabalho conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude e Casa das Juventudes sob o nome VISITA DO CORAÇÃO.

Foto. Acervo Casa das Juventudes

Jovens travestidos de palhaço fazem visitas animadas aos pacientes internos no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. Palavras de conforto, graça e oração seguem parte dos passos iniciados pelo médico norte-americano cuja biografia inspirou o filme PATCH ADAMNS – O AMOR É CONTAGIOSO (1998) de Tom Shadyac com Robin Willians como seu intérprete. Segundo o médico ajudar o próximo é a melhor forma de esquecer os próprios problemas principalmente se for um trabalho feito com amor e bom humor.
Patch lança críticas aos ricos que nada fazem pelos menos favorecidos, ao governo americano, às indústrias de medicamentos que só visam lucros e tem como opinião que o trabalho do médico não é curar e, sim, cuidar com muita sensibilidade os doentes. O doutor Patch e sua trupe de palhaços viaja o mundo para áreas críticas em situação de guerra, pobreza e epidemia espalhando alegria a partir da concepção de que a conexão entre o ambiente e o bem estar é intrínseca à saúde da família, comunidade e do mundo.
Votos de vida longa ao projeto VISITA DO CORAÇÃO e que o grupo seja uma extensão dos princípios que o inspirou (direta ou indiretamente) estendendo suas ações ao estudo das concepções humanitárias que norteiam o trabalho do DOUTORES DA ALEGRIA. É preciso espalhar alegria e conforto, mas, com o mesmo ímpeto, compreender a condição política, cultural e humana como um todo para melhor intervir no bem estar dos cidadãos.
 Abaixo link de entrevista que o médico concedeu à revista VEJA em 2004:




Um comentário:

  1. Parabéns ao blog pela matéria.
    Parabéns a todos que fazem a Casa das Juventudes!
    Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.

    ResponderExcluir