sábado, 11 de abril de 2015

O "XOQUE" DE GESTÃO DO PSB ELETROCUTOU OS PROFESSORES ESTADUAIS Por Mário Benning


Para muitos pernambucanos o estado de revolta e indignação  dos professores estaduais é algo incompreensível  e de causar estranhamento. Afinal, não tivemos uma gestão  que nos últimos oito anos reinventou Pernambucano? Que realizou um choque de gestão e melhorou a qualidade e a eficiência dos serviços públicos?
Não há falácia, mentira, maior que a do choque de gestão do PSB em Pernambuco. Qualquer pessoa que acompanhe a política estadual, as práticas e as ações desenvolvidas nesses últimos oito anos, irá chegar a mesma conclusão. O que nós tivemos, e temos ainda hoje, infelizmente, é um coronelismo high tech. Onde se disfarça o fisiologismo, a cooptação e o descaso com os serviços públicos com ações de puro marketing político.
Basta ver a promessa feita, pelo atual Governador Paulo Câmara, de dobrar o salário dos professores durante os próximos quatro anos do seu governo. Quem conhece a legislação nacional sobre financiamento educacional, sabia desde o início do engodo que era essa promessa.
Já que todo ano, o Governo Federal reajusta os valores do FUNDEB, que são repassados aos estados e municípios, juntamente com o valor do piso nacional da educação. Sabendo que, em média, o valor do reajuste anual do piso  gira acima dos 15%,  após quatro anos o valor do piso estaria dobrado, sem que isso representasse algum mérito para o Governo Estadual.  Bastaria apenas, o Governo Estadual cumprir a lei e entregar o dinheiro,  que é enviado para os professores, para cumprir a sua promessa.
Porém esse “promessa” não resistiu nem aos 100 dias de governo, ou desgoverno, com os professores  tendo os salários congelados, apesar do valor do FUNDEB ter sido reajustado já esse ano. O argumento  do Secretário de Administração, Milton Coelho, é que com o aumento Pernambuco ultrapassaria o limite da lei de responsabilidade fiscal.
Porém o que nenhum dos deputados estaduais que aprovaram a matéria   se perguntaram foi: Quantos “assessores especiais” este Governo nomeou ou manteve? Muitos deles ex deputados e  ex prefeitos, cuja única função será manter-se fiel ao grupo político que governa o estado. Quantos cargos comissionados  foram criados,  e quantos realmente são necessários a máquina pública?  E  qual seria o impacto desses comissionados e assessores especiais na folha de pagamento do Estado?
Na realidade, temos um Estado inchado, e o ônus de financiar esse descalabro está cabendo aos professores estaduais, com o confisco dos recursos da educação para o caixa geral do Governo.
Porém essa não foi a única maldade  cometida pela gestão do PSB, nos últimos oito anos, com os professores.
A educação estadual está bem longe de ser a ilha de excelência alardeada na propaganda oficial.  Temos um quadro docente terceirizado, com quase metade dos professores sendo contratados,  o que fragiliza a carreira e impede a formação continuada.
Com a conivência do Ministério Público Estadual e do Judiciário Estadual, a gestão do PSB violentou sistematicamente os direitos dos professores estaduais. Desde a implantação do piso nacional, incorporando gratificações para chegar ao valor mínimo estabelecido.  Algo proibido por lei, mas que até hoje, quase nove anos depois, ainda não foi julgado pelo Tribunal de Justiça, e assim impossibilitando que se recorra a instâncias superiores para que a justiça seja feita.
O silêncio do Tribunal também ocorreu também na negação do direito de greve aos professores. Quando os educadores se mobilizaram e realizaram a última greve estadual, que ocorreu paralelo a dos médicos estaduais.
Ficou patente o tratamento diferenciado, os médicos pediram demissão, foi desconsiderado o pedido e não tiveram desconto salarial. Já os professores, tiveram os dias descontados e a reposição das aulas foi dada por contratados, privando os docentes do exercício do direito de greve. Nesse caso também, o Judiciário Estadual sentou em cima da ação e ainda não julgou o processo, em que os professores pedem a restituição dos dias descontados e o respeito ao direito de greve.
Os investimentos dos recursos em educação no plano estadual, seguem o mesmo padrão caótico. Com programas de baixa efetividade, verdadeiros ralos de dinheiro público, mas que garantem o marketing à gestão.
Seja na distribuição de tablets a alunos, em escolas sem nenhuma infraestrutura física ou pior sem ser acompanhado de nenhum projeto pedagógico. Onde os professores não conseguem monitorar o uso dos equipamentos pelos alunos, porque não estão conectados em rede. Ou o projeto de intercâmbio Ganhe o Mundo, que é uma experiência valiosa para o aluno, porém de resultados incertos na qualidade do ensino como um todo.
E o mais extravagante, numa época em que o jornalismo impresso está em crise, que a grande maioria das pessoas se informa pela internet. O Governo Estadual, paga uma assinatura para cada docente. Como os professores terão tempo de ler o jornal? Se muitas vezes tem  que manter dois vínculos públicos para conseguir sobreviver.
Só há uma explicação, comprar o silêncio da mídia estadual, que é cúmplice ao não divulgar as reais condições das escolas, dos docentes e dos alunos.  Ou que ainda considera o crescimento de 0,5, uma Revolução na Educação, com a nota do IDEB passando de 3,1 para 3,6, após oito anos de governo psbista.
Os recursos da educação em Pernambuco servem para tudo, menos cumprir seu objetivo, garantir a dignidade do professor e boas condições de trabalho. Como fica evidente na investigação que corre em segredo de justiça, sobre os desvios ocorridos no Estado, inclusive com gravações. E que até agora quase oito anos depois do inquérito ter sido entregue ao Ministério Público Estadual, pela Polícia Federal, a denúncia não foi feita.
É por essas e outras que afirmamos  que nesse “xoque” de gestão, o único resultado para a educação,  foi a eletrocussão dos professores.
Mário Benning é Mestre em Geografia e Professor do IFPE/Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário