quarta-feira, 22 de abril de 2015

PROTESTO NA PRAÇA

Foto: Noelson Bernardo

Ao som do mais puro rock nacional de protesto, professores e estudantes se reuniram na praça da Matriz, em Petrolândia, para discutirem e analisarem o movimento grevista de professores pernambucanos até aqui.
Todos os participantes e organizadores enfrentaram problemas para manter a programação por falta de energia elétrica em todos os pontos da praça, mas graças à solidariedade de uma vizinha foi possível a Edir, Alex e Enzo dar o tom da indignação executando, de forma coesa, clássicos do Rock nacional como QUE PAÍS É ESSE, GERAÇÃO COCA-COLA, EU QUERO VER O OCO, entre outras.

Foto: Daniel Filho

Som ao vivo e informes dos motivos e rumos da greve à comunidade escolar eram os principais motivos do evento, mesmo assim a Escola de Referência Maria Cavalcanti Nunes coibiu a participação de professores convidados a assistir a apresentação cultural acompanhados de suas turmas. O motivo: TODA E QUALQUER PARTICIPAÇÃO A MOVIMENTO GREVISTA ESTÁ PROIBIDA SOB RISCOS DE PUNIÇÕES A QUEM INSISTIR. Parece texto da ditadura militar, mas é de uma escola.
A gestão fez questão de anunciar, inclusive, que a entrada de qualquer sindicalista ao prédio escolar está proibida. Em uma próxima publicação lançaremos nota de repúdio.

REINVIDICAÇÕES

Foto: Noelson Bernardo

Com o microfone aberto o professor Daniel Filho apresentou informes sobre a próxima assembleia marcada para o dia 27 em Recife e comunicou os atos de repressão sofridos pela classe até aqui. Tirou dúvidas de estudantes quanto a reposição de aulas e supostos prejuízos que poderiam sofrer por causa do movimento. Deixou claro que não passa de terrorismo das gestões regionais e escolares para reprimir o movimento de greve. Anunciou pontos da pauta de campanha salarial 2015, já publicado no blog que pode ser revisto no link:

Foto: Daniel Filho

Professora Iolanda ressaltou a importância de se lutar por uma educação pública de qualidade para que os jovens possam se sentir seguros nas seleções que vierem a surgir, assim como nas próprias escolhas profissionais.
Professora Zenilda dispensou o microfone para disparar contra a opressão do governo. Explicitou o desejo de poder debater com o governador sobre valorização profissional e, como exemplo, pedir a troca dos salários de professor e governador. Sua fala de indignação veio acompanhada do fazer pedagógico de instigar os jovens ali presentes a não baixarem as cabeças diante as injustiças sociais.

Foto: Daniel Filho

O empresário Diego (Chorão), dono da loja CAVERNA DO ROCK, fez uma fala repleta de indignação com a falta de respeito aos professores que, segundo ele, representa a base de formação a toda a sociedade. Aproveitou para criticar a falta de atitude dos jovens de Petrolândia que poderiam e deveriam estar nas ruas reivindicando por melhorias na prática do SKATE e momentos culturais alternativos como rock, hip hop, rap.
Edir, vocalista, deu sua palavra de apoio aos professores lembrando de sua própria vivência escolar.
O grupo encerrou o manifesto com canções das bandas RAIMUNDOS e CHARLIE BROWN JR.

MENTIRAS

Os números “oficiais” do governo estadual visam desmotivar a continuação do movimento paredista. Governo e Gre’s se baseiam na grande quantidade de professores contratados que estão sendo forçados a irem para as escolas “cumprir horário” sob risco de terem seus contratos rescindidos. Dessa forma ditatorial e mentirosa se aproveita para afirmar que há poucas escolas com paralisação total das atividades. De fato, se há um grupo coagido a ir “bater ponto”, essa escola não está “paralisada”.

A GREVE CONTINUA!

CONTATO PARA EVENTOS

Foto: Noelson Bernardo

A banda do trio Edir, Alex e Enzo, que aceitaram fazer a apresentação em nome da causa docente, terá a retribuição do Blog divulgando telefone para contato:
(87) 9613-1734. Falar com Edir.
A banda tem composições próprias além de cover. Garantia de uma excelente alternativa cultural para qualquer evento.

Foto: Noelson Bernardo



2 comentários:

  1. lotado, quase não consegui passar na rua, na hora do "protesto".

    ResponderExcluir
  2. De fato,companheiro. Havia pouca gente, mas estavam algumas das mais importantes!
    As aspas são dispensáveis, pois para protestar basta UM inconformado com as injustiças do mundo.
    Seu anonimato para uma resposta tão curta e sem embasamento mostra como estamos "bem servidos" (aqui as aspas funcionam) de cidadãos petrolandenses críticos.
    Mas continue conosco. Sua audiência é muito importante!
    Abraços

    ResponderExcluir