quinta-feira, 9 de abril de 2015

SE UMA GOTA D’ÁGUA INCOMODA, FAÇAMOS UM OCEANO E CONQUISTAMOS

Foto: Alex Santos

Ontem (8 de Abril) tivemos uma movimentada reunião ordinária na Câmara de Vereadores. O Blog Gota d’água pediu voz na tribuna para denunciar e convocar. Primeiro denunciar a ameaça do prefeito a mim, Daniel Filho, pela matéria que escrevi sobre o vexame do evento que deveria ter reunido a juventude petrolandense para discutir políticas públicas com o deputado Fernando Filho, o prefeito Lourival Simões e o vereador Eudes Fonseca. Em específico à frase em que opino como vergonhoso usar contratos e cargos comissionados para calar manifestações populares. Quis me obrigar a citar nomes de jovens que teriam sido contratados para terem suas vozes caladas, pois, segundo ele, em sua gestão isso nunca aconteceu. 

Foto: Alex Santos

Não inclui nomes na matéria, mas relatos. O que citei em matéria, na tribuna, e repito quantas vezes quiser, é que, quando as manifestações são contra o governo Dilma ele toma a frente, mobiliza, apoia e diz que as vozes precisam ser ouvidas, mas quando são contra sua gestão todos sabemos o que acontece: perseguição, desemprego, ameaça velada ou explícita. Quem aqui não conhece algum parente ou amigo que: 
"Gostaria de comentar alguma crítica, mas não pode pois precisa do emprego"
ou que 
"...Não gosto, mas para não perder o emprego preciso fazer passeata e participar de reuniões quando convocado"
ou mesmo que, por ter participado das manifestações populares em 2013, perdeu o trabalho? Eu conheço vários. 
Para reler a matéria que tanto o incomodou, segue o link:
Todos os vereadores que se dispuseram a falar, mesmo os da base aliada, reconhecem a importância de saber ler e ouvir críticas e reiteraram o valor fundamental à democracia de se manter a imprensa livre de censuras.

Foto: Alex Santos

Em específico o vereador Rogério Novaes afirmou que se eu fosse processado que ele iria junto, pois não viu nenhuma mentira ser publicada por mim e repetiria tudo que está escrito ali. O presidente da câmara, Fabiano Marques, reforçou o apoio e considerou medieval a repressão à opinião.
O vereador Eudes Fonseca relembrou o polêmico evento dizendo que, de fato, havia poucos jovens e que, acredita ele, se deveu a falta de credibilidade dos políticos. Teve coragem em reconhecer ou se confundiu com as palavras? Freud chamaria esse fenômeno psicanalítico de ato falho.
O vereador Rogério Novaes fez uma observação à fala. Lembrou que as reuniões que a oposição organiza juntam diversas pessoas e que se há falta de credibilidade deve-se aos políticos que ele, Eudes, acompanha, pois, ainda segundo Rogério Novaes, o povo está cansados das mentiras do gestor. Questionou quais obras foram feitas para a juventude até hoje e reafirmou o descaso e discriminação à zona rural com relação a ausência de políticas públicas na cultura, educação, economia e esportes para a comunidade. Lembrou que a filha estuda no pátio da escola, pois lá não tem salas suficientes.

FIM DO MISTÉRIO

O vereador Eudes anunciou o tão misterioso projeto dele aos jovens, que o prefeito não o deixou revelar no evento para a juventude: uma casa do estudante em Recife. Demanda antiga, diz ter pedido ao prefeito, mas que não pode se comprometer com a execução, pois faz parte do legislativo.
Alguém acredita que sai? Vamos aguardar.

DE GOTA EM GOTA

Foto: Alex Santos

A convocação. Aproveitamos para, em nome de todos os blogueiros da região, pedir apoio e dar início a uma luta que já se iniciou pela ABLOGPE (Associação dos Blogueiros de Pernambuco) junto à ALEPE sobre a proposta de projeto de lei que destine valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos Poderes de Petrolândia às mídias alternativas (blogs, rádio comunitária, web tv e rádio web) para mantermos o livre exercício de nossas atividades informativas e de opinião.
O Blog Gota d’água deu início ontem a uma GREVE das mídias alternativas do município que consistirá em NÃO PUBLICAR notas de utilidade pública, convites, eventos entre outros informes, enquanto não houver abertura para as discussões da elaboração e criação do projeto de lei. Somos procurados para publicações, mas nunca remunerados pelo trabalho passando a depender de patrocínios e doação. Há orçamento previsto para esse fim, desejamos apenas sermos contemplados.

Portanto que se comece a campanha em defesa de nossos direitos por liberdade e remuneração.

4 comentários:

  1. vc ta falando de mais o que nao sabe pra ser um professor vc e leigo va estudar mais um pouquinho quem e vc pra falar do prefeito

    ResponderExcluir
  2. Olá, caro leitor. Primeiramente quero agradecer sua audiência e participação.
    O Blog Gota d'água agradece.
    Respondendo sua pergunta sobre quem sou, meu nome é Daniel.
    Quanto a ser leigo, concordo que devo ser leigo em diversos pontos, mas dá pra especificar em que ponto eu sou leigo?
    E aproveito para perguntar, já que você perguntou quem sou:
    Quem é você?

    ResponderExcluir
  3. CARO DANIEL, QUERO PRIMEIRO PARABENIZAR O SEU BLOG, E DEPOIS DIZER QUE CONCORDO EM NÚMERO GÊNERO E GRAU POR TUDO O QUE VOCÊ PUBLICOU, NÃO POSSO ME IDENTIFICAR POR TER PARENTE TRABALHANDO, MAS NA VERDADE ESSE GESTOR É MENTIROSO FICA ENGANANDO O POVO, CADÊ O PIER QUE FOI PROMETIDO? CADÊ AS TRÈS CAÇAMBAS QUE FORAM PROMETIDAS NA CAMPANHA? SERÁ QUE ESTÁ VINDO DE RÉ? PETROLÂNDIA ESTÁ PARADA SEM CRESCIMENTO, UM AMIGO MEU QUE É DO ALTO ESCALÃO DA QUEIROZ GALVÃO FEZ UMA COLOCAÇÃO VERÍDICA, PETROLÂNDIA CRESCEU MAS NÃO SE DESENVOLVEU. AGORA FICA UM BANDO DE PAU MANDADO FECHANDO A BOCA SABENDO QUE ELE NÃO ESTÁ FAZENDO NADA E TEM QUE SER CONIVENTE, SENÃO O EMPREGO JÁ ERA, PURA DITADURA. ELE SÓ SE PREOCUPA EM COMPRAR MATERIAL PARA A EDUCAÇÃO, E AS OUTRAS ÁREAS? O HOSPITAL ESTÁ FALTANDO MATERIAL DE LIMPEZA E ESTÃO FAZENDO COM UM MINGUADO MATERIAL QUE RESTA. LÁ NO "LIXÃO" TEM UM MONTE DE MATERIAL QUE FOI RETIRADO DO HOSPITAL QUE DARIA PARA SER REAPROVEITADO, FOI JOGADO AO ABANDONO. ELE ESTÁ MANTENDO O SECRETÁRIO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER NÃO SEI PORQUE, POIS NÃO ESTÁ FAZENDO NENHUM EVENTO DE RELEVÂNCIA, ELE ALEGA A SECA. TUDO BEM QUE O BRASIL ESTÁ PASSANDO POR UMA TURBULÊNCIA DE CRISES, MAS ESTÁ CIDADE RECEBE UM ROYALTIE CONSIDERÁVEL, NÃO DÁ PARA ALEGAR MUITA COISA, RESUMINDO O PREFEITO SE ESCONDE DO POVO, UM HOMEM QUE FOI ELEITO COM 5073 VOTOS DE VANTAGEM, NA VERDADE ELE SÓ QUER ESTAR ONDE TEM GENTE COM DINHEIRO, REPUDIANDO OS MENOS FAVORECIDOS. CADÊ O ASFALTO QUE ELE DISSE QUE IA FAZER DA ENTRADA DA AGROVILA DOS MANDANTES ATÉ CHEGAR NO CEMITÉRIO DA MESMA? BREVE VOLTAREI A FAZER MAIS COMENTÁRIOS POIS SEI DE MUITA COISA, MAS VOU DETINAR DEVAGARINHO.

    ResponderExcluir
  4. Esteja sempre a vontade para se pronunciar, caro leitor.

    ResponderExcluir