quarta-feira, 6 de maio de 2015

PROFESSORES E GOVERNO RECUARAM. A NEGOCIAÇÃO RECUARÁ TAMBÉM?


A última assembleia dos professores de Pernambuco optou, em votação acirrada, suspender temporariamente a greve para que haja uma retomada de negociação entre governo e sindicato.
Em contrapartida o governo do estado revogaria todas as ações punitivas ao movimento até aqui: rescisão de contratos temporários, descontos salariais por dias parados e remoção de professores grevistas lotados em Escolas de Referência, além de renegociar a multa diária de R$80.000,00 imposta ao SINTEPE por dia de greve, alegando ilegalidade da mesma.

Os documentos abaixo foram enviados ao presidente do sindicato, Fernando de Melo, digitalizados e divulgados para os filiados.



Outro ponto acordado foi sobre o calendário de reposição de aulas. Segundo o acordo a reposição seria feita após a devolução dos valores descontados no contracheque dos servidores, mas em matéria veiculada hoje no DIÁRIO DE PERNAMBUCO, o governo teria lançado nota afirmando que só faria o pagamento APÓS a reposição de aulas.
O SINTEPE ainda não se pronunciou sobre a notícia (que pode ser lida no link abaixo):


Sendo confirmada, será a primeira grande quebra de acordo entre as partes deixando em aberta a questão: A quem beneficiou mais esse recuo?Alguns professores afirmam que não retornariam à greve, caso sua retomada seja avaliada e decidida na próxima assembleia marcada para o dia 21 no Clube Português. Contrários à suspensão do movimento, o recuo teria tirado a força da luta e, principalmente, a motivação e esperança por conquistas.
Caso o sentimento seja da maioria, a adesão será ainda menor e poderá abrir mais uma série de medidas autoritárias para abafar um retorno à greve.
Como declarou o secretário de educação, Fred Amâncio, ao apresentar sua proposta à comissão de professores: ALEA JACTA EST. Expressão latina que significa: A SORTE ESTÁ LANÇADA.

A toda comunidade escolar resta aguardar para saber quem vence essa queda de braço: professores ou governo. Quem perde, todos sabemos, é a educação pública.




Nenhum comentário:

Postar um comentário