terça-feira, 27 de outubro de 2015

CURSO DE DIRIGENTE SINDICAL

 

Cumprindo mais uma das promessas de campanha, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), junto à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) promovem o curso de formação de dirigentes sindicais voltados a todos os profissionais em educação filiados à entidade.

Fotos: Daniel Filho

O programa de formação vai além do conhecimento sobre os conteúdos políticos, sociais e históricos da luta dos trabalhadores e trabalhadoras, visa possibilitar uma visão crítica da realidade concreta das nossas relações sociais.
Em tempos de discursos conservadores e rasos de argumentos predeterminados ao retrocesso de importantes avanços e conquistas sociais se faz importante o posicionamento político do educador, formador de opinião, se apropriar desse material que estará disposto em quatro grandes eixos:

1 - Concepção Política Sindical;
2 - Formação de Dirigentes Sindicais;
3 - Planejamento e Administração Sindical;
4 - Temas Transversais.

O curso terá duração de três anos. Com cinco encontros anuais no primeiro e segundo ano e quatro encontros no último.
O primeiro eixo contém os seguintes fascículos:

1 - Introdução à Sociologia;
2 - Teoria Política;
3 - Economia Política;
4 - Introdução à História do Movimento Sindical;
5 - Movimento Sindical de Trabalhadores (as) em Educação.

Os temas proporcionarão fundamentação teórica e metodológica para o enfrentamento político popular qualificado frente ao conservadorismo que ronda direitos e conquistas alcançadas após anos de luta, além de garantir formação continuada com carga horária significativa para o plano de carreira.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todos os segmentos da rede estadual de ensino, ou seja, professores(as) (efetivos ou contratados); funcionários(as) administrativos(as) e aposentados(as) desde que associados ao SINTEPE. Caso não seja, poderá preencher a ficha de filiação ao sindicato no ato da inscrição do curso.
Os interessados deverão procurar os coordenadores sindicais de sua região.

REGIÃO DO SUBMÉDIO DO SÃO FRANCISCO

 Há quarenta vagas (40) para a região composta pelas cidades de: Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu.
A proposta é que o curso se inicie junto ao ano letivo 2016 em uma das datas destinadas a planejamento escolar e formação continuada, visto que esse é um curso de extensão importante para o professor. As outras datas serão definidas em conjunto junto à avaliação e discussão.
O sindicato disponibilizará material de estudo e ajuda de custo relacionado a transporte e alimentação.
Interessados entrarem em contato com a sede regional em Floresta:

Rua Antônio de Souza Jota – 122 – A – Caraibeiras - Floresta – PE
CEP – 56.400-000 – (87) 3877-2613


Os coordenadores do núcleo regional são José Edson Vilarim de Souza, Ana Maria de Souza (Floresta) e Daniel Filho (Petrolândia). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário