quinta-feira, 15 de outubro de 2015

MESTRADO DA UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIA (PORTUGAL) MINISTRADO EM PETROLÂNDIA É IRREGULAR

Foto: Daniel Filho


A informação foi dada pela Associação Nacional dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior (ANPGIEES) e o Programa Educa Legal na audiência do dia 13 na EREM Maria Cavalcanti Nunes.
Segundo o presidente da associação, Vicente Celestino, com base em nota de esclarecimento da Associação Brasileira de Pós-graduandos no Mercosul (ABPÓS MERCOSUL) tais cursos são ILEGAIS, não encontrando amparo na legislação brasileira.

“Mesmo as universidades estrangeiras que atuam em convênio com outras
empresas, institutos ou organizações brasileiras infringem a legislação vigente, já que para ministrarem aulas em território brasileiro esses cursos de mestrados e doutorados deveriam, obrigatoriamente, ter autorização do Ministério da Educação do Brasil.
Os cursos de mestrados ou doutorados de universidades estrangeiras devem ter todas as atividades acadêmicas comprovadamente realizadas em outro país. Mesmo nos estados e municípios onde existe legislação para admissão de títulos estrangeiros, os títulos devem ter sido obtidos com todas as atividades acadêmicas realizadas presencialmente no país onde está situada a universidade.
São LEGAIS, porém, respeitada a legislação educacional de cada país, os cursos oferecidos para brasileiros com todas as aulas e defesa de tese realizadas em outro país do Mercosul ou em Portugal, por exemplo. Se for o seu caso, guarde os comprovantes de entrada e saída no outro país e o VISTO DE RESIDÊNCIA TEMPORÁRIO.”
Informa a nota.

Foto: Daniel Filho

Em Petrolândia o curso custa o valor de R$500,00 (quinhentos reais) a mensalidade mais os custos de viagem e hospedagem em Portugal para defesa da dissertação. O custo de viagem pode chegar a custar em torno de R$10.000,00 (dez mil reais).
Alguns estudantes já concluíram outros estão prestes a concluir o curso de Mestrado em Ciências da Educação. A recomendação do professor Vicente Celestino aos cursistas em fase de conclusão é que analisem a viabilidade do investimento final em um curso que está irregular.  Lembra que os créditos, artigos e dissertação produzidos até aqui podem ser aproveitados em outro curso nacional regular com viabilidade de custo mais em conta.

Abaixo anexo com lista de algumas instituições que oferecem cursos de mestrado e doutorado irregulares ou incompatíveis com a legislação brasileira. Segue ainda link da ABPOSMERCOSUL:






Um comentário: