sábado, 21 de novembro de 2015

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA É PALCO DE PRODUÇÃO CULTURAL NO MOXOTÓ


ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

A SEJECT - Secretaria de Juventude, Esporte,  Cultura de Sertânia está Sediada no Prédio da Antiga Estação Ferroviária de Sertânia, edificada e inaugurada em 1933. Nela funcionam as Escolas municipais de artes que mostramos nesta reportagem.  Ela pertence ao Conjunto arquitetônico da Rede Ferroviária Federal, do qual faz parte também um conglomerado de três galpões, onde num deles funciona o Armazém das Artes, espaço gerido pela Associação dos Artesões de Sertânia, que comercializam ali peças e obras de artes. Em reportagem do Jornal do Commercio, Sertânia foi apontada como uma das cidades que melhor aproveita o Patrimônio da rede ferroviária, apesar de no ano de 2001 ter sido construído uma Escola Municipal e em 2007 uma praça de alimentação, em locais que acabaram por descaracterizar o Conjunto arquitetônico da Rede Ferroviária.
Entusiasmado com a repercussão e os resultados do trabalho, o secretário João Lúcio vibra com o engajamento e o protagonismo dos jovens e adolescentes em muitas destas atividades. “Quando assumimos em 2013, encontramos a Casa da Juventude fechada e não havia condição de funcionamento. Então aos poucos, com as condições que tínhamos, fomos formando, com criatividade, o nosso Centro Jovem, onde os jovens e adolescentes têm lazer sadio, ficam longe dos vícios e de más influências, aprendem uma arte e tomam um banho de cultura, conhecem a história e os artistas da cidade e tem oportunidade pra seu futuro podendo desenvolver uma profissão com mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho”, destaca João Lúcio. “Ao divulgarem o nome de Sertânia lá fora a auto-estima deles Vai lá prá cima , assim como a da própria população da cidade. No final, todo mundo ganha”, enumera Lúcio.

Para o prefeito de Sertânia Guga Lins, dar oportunidades de arte e cultura para as pessoas em geral tem sido um compromisso de sua gestão. “Apesar da escassez de recursos, procurarmos fazer a nossa parte. Nosso Secretário João Lúcio com sua equipe, junto aos artistas e amigos da Cultura também têm contribuído muito com os esforços e projetos”, finalizou o prefeito. A Secretaria de Cultura de Sertânia recebeu o prêmio Destaque Regional pela sua atuação no campo cultural.

OS NÚMEROS

DADOS GERAIS

03 Escolas de artes foram criadas (Sanfona, Dança e Teatro).
03 Escolas foram mantidas e incrementadas (Violão, Música e Bateria).

PRÊMIOS

Prêmio Destaque Gestão de Cultura
Trofeu  V Festival  de  Cultura Passa e fica –RN
Trofeu  I Festival do Folclore de São Gonçalo do Amarante -RN

PARTICIPAÇÕES

Festival de Inverno de Garanhuns –PE
Festival Viva Dominguinhos – Garanhuns-PE
IV Caminhada do Forró – Arcoverde-PE
25ª Semana Estudantil de Artes de Sertânia-PE
26ª Semana Estudantil de Artes de Sertânia-PE


Os Versos que ilustram esta reportagem são de autoria do Poeta Josessandro Andrade.