sexta-feira, 4 de março de 2016

CENTRO BEETHOVEN - INSTITUTO DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - PEDE SOCORRO

Imagem: George Novaes

O atendimento educacional especializado para o cidadão com deficiência requer sensibilidade por parte da gestão com forte investimento em: estrutura adaptada; oficinas de arte, música, capoeira, culinária; informática adaptada; comunicação alternativa; estimulação sensorial e formação continuada. Infelizmente, em Petrolândia, parte dessas condições de tratamento vêm sendo negadas.
O Centro Beethoven (Instituto de Atendimento a Crianças com Necessidades Especiais) conta com um corpo educacional formado por cinco professores, uma merendeira, uma disciplinária, um auxiliar de serviços gerais, uma coordenação pedagógica, especialistas na área, exercendo seu trabalho em condições estruturais precárias. 
A estrutura física corre riscos com a infestação de cupins e ausência de manutenção do espaço como podemos conferir nas imagens da matéria.
Ofícios já foram enviados à prefeitura que ainda não se pronunciou. Abaixo imagens da parte externa do prédio. A matéria não teve acesso à parte interna do centro.






5 comentários:

  1. Como irmã de portadora de necessidades especiais, sei o quanto este centro poderia contribuir para melhor condição de vida dela, e demais pessoas assistidas, no entanto desde sempre houve descaso e abandono da Instituição, e a gestão municipal cada vez mais é negligente.
    Chega de desculpas esfarrapadas. Senhor gestor municipal, assuma a responsabilidade que lhe cabe.
    Peço- lhe em nome de quem sequer tem o discernimento para exigir os seus direitos!!!

    ResponderExcluir
  2. É MUITA INRRESPONSABILIDADE, DESTE GOVERNO. ESTAMOS AS PORTAS DAS ELEIÇOES MUNICIPAIS...

    ResponderExcluir
  3. Sr. Daniel, a sua preocupação com a Educação Especial é algo realmente louvável, afinal esse é um público que historicamente teve seus direitos relegados. Lamento que o senhor só tenha se preocupado em mostrar o lado externo (parte física) do Centro, pois se tivesse adentrado, saberia que lá desenvolvemos os projetos de teatro, artes visuais, brinquedoteca e trabalhamos também na perspectiva do desenvolvimento dos educandos em atividades de vida autônoma. Tomaria conhecimento também que o nosso trabalho é apenas suplementar, pois o nosso município dispõe de salas de atendimentos educacionais especializados em seis escolas da sede, atendendo as orientações legislativas de ofertar o atendimento educacional especializado preferencialmente em escolas regulares, ou seja, o município não tem a obrigatoriedade de manter o Centro Beethoven em funcionamento.
    É inegável a necessidade de reparos na estrutura física, mas o senhor deveria ter se preocupado também em informar aos seus leitores o que existe de positivo lá no Centro Beethoven. Seria uma forma de respeito aos seus leitores e aos profissionais que lá trabalham cotidianamente. Entretanto, isso só poderia ter sido feito se o trabalho de coleta de informações fosse ético e profissional.
    Um blog é um veículo de comunicação bastante eficaz na disseminação de informações, não só para uma pequena cidade, mas em nível global. O senhor deveria se preocupar mais com a fidedignidade das informações que lança na sua página e não sair publicando matérias de um modo tão empírico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cara Josilene, grato por participar.
      De fato educação especial é um tema apaixonante do qual, enquanto profissional em educação, venho buscando, cada vez mais, me aprofundar por fazer parte de uma escola inclusiva (Escola Jatobá). No entanto a matéria trata EXCLUSIVAMENTE da estrutura física do centro que nos foi denunciado por leitores usuários do serviço que optam pelo anonimato.
      Obviamente o espaço está aberto para publicação de artigos e projetos de intervenção dos profissionais do centro, assim como das práticas e avanços no setor em todos os anos de existência.
      QUANTO À PROPOSTA DO BLOG
      É de opinião, informativo e canal de denúncia.
      Cabendo tanto seu comentário quanto a publicação do que foi denunciado... Enquanto canal de denúncia é empírico porque precisa ser, afinal, da publicação específica, estamos tratando de condições estruturais precárias a por em risco tanto os profissionais do centro quanto de seus usuários.
      Ser um serviço existente não obrigatório não significa que possa ser ofertado de qualquer maneira, dada a tamanha complexidade do tema, concorda?
      Enfim, o espaço está aberto para todos os profissionais do centro, assim como para todos os seus usuários.
      Repetindo, essa publicação atendeu dar visibilidade à denúncia de um grave problema, portanto, não pode ser vista como desrespeitosa, visto que atendeu a um clamor.
      Sendo o clamor de seus profissionais expor trabalhos, análises e resultados, o espaço também está aberto.

      Obrigado pela participação.

      Excluir