sábado, 23 de abril de 2016

JAIR FERRAZ: PRESENTE!

Dia em que decretamos a greve dos blogueiros.

Alex Santos, Jair Ferraz, Daniel Filho.


Amigo, destemido, irreverente, preocupado com as questões sociais e políticas do nosso município e do mundo, o REI DA NOTÍCIA Jair Ferraz (59) faleceu na cidade do Recife deixando um grande legado.
Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) interrompeu diversos de seus projetos, como a rádio web, BOA RÁDIO PETROLÂNDIA, que sempre falava com muita empolgação, além de diversas investigações jornalísticas que vinha montando.
Seu mascote, o gato preto, se tornou uma referência e sinônimo de instrumento contra as injustiças oriundas do descaso político:

“O Gato Preto está afiando as unhas!”

“O Gato Preto está de olho!”

“Gato Preto neles!”


Eram alguns dos motes de protesto a “atazanar” a vida dos políticos, maus gestores do dinheiro público. O jovem Blog Gota D’Água, em seu nascimento, encontrou no REI DA NOTÍCIA apoio. Um apadrinhamento simbólico e muito feliz.

Acervo pessoal.Em uma de nossas conversas disse que, quando morresse,
gostaria que seu chapéu de couro fosse em cima do caixão.

Dividíamos matérias, notícias e preocupações. Chegamos a decretar greve por mais investimentos públicos às mídias alternativas (reveja essa e outras matérias ao fim). Em nossas conversas mostrava extrema preocupação com os rumos da política em nosso município e temia por represálias por conta de seu trabalho de denúncia.
Contava como, por diversas vezes, sofreu com a censura, sendo obrigado a rever ou apagar matérias por soarem “ofensivas”.
Recentemente me fez um relato que ilustra perfeitamente como seu trabalho era visto pela sociedade:

“Daniel, essa semana no banco uma pessoa ligada ao prefeito perguntou se eu já tinha sossegado ou se eu continuava doido. Respondi com brincadeira e, quando ela saiu, falei para uma senhora que estava ao meu lado:
‘Essa não gosta do meu blog’
Ela me respondeu:
‘Mas eu gosto e muito!’
Fui pego de surpresa. Então quer dizer que o gato preto desagrada a uns, mas agrada a muitos.”

Agrada, irmão.
Fica a lacuna, a dor e vazio da perda, mas a gana de honrar sua história. Sertanejo bravo, valente, vigilante e militante do povo não morre.
Jair Ferraz: PRESENTE!

Abaixo links para diversas matérias compartilhadas entre nós:









Um comentário: