sexta-feira, 19 de agosto de 2016

ORGANIZAR É PRECISO: REPRESENTANTES DOS ASSENTAMENTOS SE REÚNEM NOVAMENTE COM O INCRA por Equipe Gota D’Água


Fonte: acervo pessoal
Reafirmando o histórico de luta do povo camponês e sertanejo, no último dia 16 de agosto, presidentes de associações dos assentamentos Abreu e Lima, Lago Azul, Antônio Conselheiro I, Associação das mulheres do Antonio Conselheiro II e Januário Moreira dos municípios de Petrolândia e Tacaratu reuniram-se na sede do INCRA de Petrolina (SR.29) com o atual superintendente o Sr. Bruno Medrado, para cobrar ações firmadas em antigas reuniões com superintendência. Além disso, o encontro também foi para discutir e encaminhar soluções para problemas relacionados às associações e aos assentamentos.
Considerando as várias mudanças de superintendente, resultado da instabilidade política gerada pelo governo golpista de Michel Temer, logo no início da reunião foi necessária uma apresentação formal com ATAS de posse dos presidentes e CNPJ para comprovação de suas representações legais. Devido a “dança das cadeiras” acontecida no INCRA em 2016 o Sr. Bruno Medrado ainda encontra dificuldades para compreender a realidade territorial de abrangência da superintendência. Também foram entregues ofícios de solicitações de serviços para serem executadas pelo INCRA ou pela empresa de assistência técnica SEMENTES.
De acordo com o Adelmo Rodrigues foram apresentados os seguintes pontos de pauta:
  1. Elaboração do Pré-parcelamento – (Planejamento de como será dividido);
  2. Aplicação do Piquetamento – (Marcação do inicio e fim dos lotes);
  3. Regularização dos cadastros dos assentados;
  4. Organização interna do INCRA e da empresa de assistência técnica SEMENTES para solicitação e entrega das DAP’s como também elaboração dos projetos de PRONAF.
Fonte: acervo pessoal
Sobre os projetos em parceria com as prefeituras de Petrolândia e Tacaratu ficou resolvido informar ao INCRA a aplicação de projetos em parceria com o PRORURAL/BANCO MUNDIAL, e liberação por escrito do INCRA para implantação desses projetos nos assentamentos Abreu e Lima (Boi Cajú), Januário Moreira, Lago Azul e Antônio Conselheiro I (Quixabinha), um passo extremamente importante frente ao descaso que as comunidades estão vivendo por falta de incentivo e ações dos poderes públicos municipais, estadual e federal.
Durante a reunião o superintendente parabenizou o grupo de representantes pela organização e ação de ida até a superintendência em Petrolina, segundo ele, até a data 63% dos assentados da região de Itaparica já foram desbloqueados do sistema de informação do INCRA, um passo importante na avaliação do grupo para a concessão de créditos.
Sobre o planejamento e organização dos assentamentos Abreu e Lima, Januário Moreira e Antonio Conselheiro I, será autorizado à execução dos serviços apresentados pela empresa de assistência técnica SEMENTES. Nas palavras do superintendente os projetos em parceria com as prefeituras serão retomados, podendo ser implantados através de execução direta nos assentamentos Januário Moreira (estradas e adutora) e Abreu e Lima (estradas).
Ao final da reunião, foram encaminhadas a todos os presidentes o protocolo e as declarações autorizando a implantação de projetos trabalhados pelas associações em parceria com prefeituras, PRORURAL e BANCO MUNDIAL. Finalizando a reunião, Adelmo Rodrigues falou em nome dos presentes e agradeceu a atenção dada, reforçando que cada presidente presente sai da superintendência com as expectativas renovadas aguardando já na próxima semana a atuação do INCRA na questão prática.
Agora é arregaçarmos as mangas, cair em campo e construir unidade política em torno do mesmo projeto, o desenvolvimento da agricultura familiar e a construção de uma sociedade mais justa. A arma que o povo tem é a luta, lutemos!
Fonte: acervo pessoal

Presidentes presentes:

Adelmo Rodrigues (Assentamento Abreu e Lima)
Auricélio Nunes (Assentamento Antonio Conselheiro I)
Edivaldo de Sá (Assentamento Lago Azul) 
Janete (Assentamento Antonio Conselheiro II/Associação das mulheres)
José Simão (Assentamento Antonio Conselheiro I)
Lindaci (Assentamento Januário Moreira)
Manoel Peixoto (Assentamento Abreu e Lima)
Mariano (Assentamento Antonio Conselheiro I)
Rosilda Santos (Assentamento Antonio Conselheiro I)
Valdemar (Assentamento Januário Moreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário