quinta-feira, 22 de setembro de 2016

COMO ESCOLHER SEU VEREADOR/VEREADORA?


É comum ouvirmos motivações banais para a escolha do eleitor a um cargo tão importante: favores, amizade, parentesco, acabam por contribuir a eleger pessoas e coligações que não representam os interesses da maioria.
Por vezes o eleitor vota na “melhor das intenções” em uma pessoa que acredita, mas seus votos acabam contribuindo para “puxar” e eleger outro candidato/candidata que em nada representa os interesses da população através das coligações e seus arranjos (os tais chapões, chapinhas).
Para ajudar os eleitores e eleitoras a fazerem as melhores escolhas para sua cidade foi criada a plataforma #MeRepresenta.
Saiba mais:

O QUE É O #MEREPRESENTA?

Resultado de uma parceria entre as campanhas #VoteLGBT, #AgoraéQueSãoElas, a Rede Feminista de Juristas (#DeFEMde), a Rede Nossas Cidades (Meu Rio, Minha Sampa, Minha Porto Alegre e Meu Recife), a organização não governamental CFEMEA e o grupo LGBT Brasil, a plataforma #MeRepresenta tem como objetivo divulgar aos eleitores as posições de candidatos a vereador sobre pautas relevantes à construção das igualdades de gênero, racial e de orientação sexual.

QUAL O CRITÉRIO PARA INCLUIR CANDIDATURAS NO SITE?

A plataforma #MeRepresenta está aberta à participação de qualquer candidatura à Câmara Municipal de qualquer cidade do Brasil. Se você está se candidatando a vereadora ou vereador e quer incluir sua campanha aqui, basta se cadastrar e responder a dez perguntas, declarando sua opinião sobre pautas de direitos humanos que influenciam diretamente a vida das pessoas.
Nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, equipes de voluntárias e voluntários estão fazendo uma busca ativa junto a todos os candidatos a vereador para que respondam a essas mesmas perguntas. O intuito é realizar uma pesquisa com relevância estatística nessas cidades, permitindo a análise do perfil dos candidatos, partidos e coligações em relação a essas pautas.

COMO FUNCIONA O RANQUEAMENTO DAS CANDIDATURAS?

As candidaturas são mostradas para eleitoras e eleitores de acordo com a concordância com relação às pautas de direitos humanos elencadas. Mas não só. O ranqueamento também leva em conta os partidos da coligação de cada candidato ou candidata. Isso porque, para as eleições do Legislativo, os votos não são exclusivos da candidatura, sendo direcionados a toda a coligação. Portanto, os eleitores devem prestar atenção não apenas ao candidato, mas também aos partidos de sua coligação.
É possível que em algumas cidades, especialmente as menores, as coligações formadas tenham todas partidos hostis às pautas de direitos humanos e que apresentem, ainda assim, apresentem candidatos favoráveis. Nesse contexto sugerimos que se avalie com muito rigor de caso a caso.
Acesse e caso @s candidat@s que te deixam em dúvida não tenham registrado suas candidaturas na plataforma, exija a participação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário