sábado, 3 de setembro de 2016

#POLÍTICASEMFOGOS

Imagem: Divulgação

O barulho estrondoso dos fogos de artifício deixa muitos cães nervosos, com medo ou assustados. E em época de campanha eleitoral a preocupação dos donos de cães é quase sempre como fazer com que o cão não se descontrole nesses momentos.
Primeiramente é importante saber que os cachorros possuem a audição quatro vezes mais potente do que a dos humanos. Assim, fica fácil entender a relação entre os cães e os fogos de artifício.
Os cães que não estão habituados ao barulho ou sons intensos geralmente reagem mal aos fogos de artifício. Alguns cães mostram-se incomodados, mas outros podem mesmo desenvolver fobias e entrar em pânico.
Muitos animais fogem apavorados e acabam perdidos e/ou atropelados; outros na ânsia de se livrarem do intenso barulho terminam enforcados em suas próprias correntes, coleiras; alguns animais têm convulsões; há ainda os que pulam das janelas de apartamentos, tamanho o pavor que sentem dos fogos. Não é difícil que um animal mude completamente seu comportamento após passar pela tortura de não ter como se livrar da intensa queima de fogos.
Por esse motivo a ONG ABRASFA – Abrigo de Animais São Francisco de Assis, lança nota de repúdio aos candidatos que não estão cumprindo com o clamor.
Abaixo segue na íntegra a nota:

NOTA DE REPÚDIO

O Abrigo de Animais São Francisco de Assis - ABRASFA considera deplorável e repudia a ação das coligações registradas no município que soltam fogos em seus eventos políticos.
Nos dias 30 e 31 de agosto do corrente ano, nas proximidades da quadra 1 na cidade de Petrolândia, uma cadela sofreu aborto ocasionado pelo pavor advindo pelos fogos de artificio utilizados frequentemente nas campanhas políticas, ação considerada negligente e de descaso com o bem-estar humano e animal.
Além da poluição sonora (podendo chegar a 120 decibéis), os fogos trazem diversos infortúnios para pessoas convalescentes, enfermos, crianças, idosos e os animais que tem sua audição muito mais acurada que a humana sofrendo com a explosão de fogos de artifício. Muitos animais podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e ter diversos problemas que podem os levar à morte.
Temos direito a um ambiente livre de poluição sonora. Direito Ambiental.

Por uma campanha #PolíticaSemFogos


Nenhum comentário:

Postar um comentário