quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

PRÊMIO NAÍDE TEODÓSIO MAIS UMA VEZ VEM PARA PETROLÂNDIA

Imagens: Acervo pessoal


O Teatro Santa Isabel recebeu, na tarde desta terça-feira (29), a cerimônia de entrega do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Na 9ª edição do prêmio, pela primeira vez, a mesa foi composta só por mulheres, 13 ao todo. A juíza Ana Luiza Câmara, representou o governador Paulo Câmara ao lado da secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro e representantes de outras instituições públicas e de educação.
A professora Laura Reis abriu a cerimônia falando da necessidade de todas e todos terem relações justas e democráticas com as questões de gênero, crença, raça e etnia onde cada pessoa colabore com competência e adoção de mais políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher e de todas as formas de desigualdades.
Representando a família de Naíde Teodósio, a neta Marion Teodósio, falou da importância da manutenção do prêmio, que trata das questões de gênero e igualdade social, sob muitos aplausos e gritos de “FORA, TEMER!”, refletiu:

“...Num momento em que se vive sob a ameaça de retrocessos com a PEC 55/2016 e a MP 746/2016 da reforma do ensino médio (...) O Prêmio Naíde Teodósio é uma prova de resistência a todas as formas de preconceito e a manutenção da luta pelas questões de gênero. Os estudos de gênero são parte fundamental do desenvolvimento humano, pois é através dele que se reacende a pesquisa e fortalece a educação e, consequentemente, a democracia. Sem fome e sem exclusões, o mundo certamente será melhor”.

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Anália Ribeiro, chamou a atenção pela composição da mesa:

“Que essa mesa composta só por mulheres seja profética e se repita em diversos eventos no país”.

Anália explica ainda que o conhecimento nunca é neutro e precisa ser embebido e perpetuado na sociedade, pois, segundo ela, é dever de todas e todos pensar, refletir e apontar caminhos para uma sociedade mais justa.
A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, disse ser prazeroso ouvir, em um momento único e especial, o quanto a Secretaria da Mulher de Pernambuco contribui decisivamente para mobilizar estudantes, professores, gestores e todo o conjunto de pessoas para produzirem conteúdos de gênero:

“A Secretaria da Mulher do Estado prioriza a estratégia da educação, que não resolve tudo, mas é uma das formas democrática, aberta e inclusiva para se construir um mundo melhor para mulheres e homens caminharem juntas e juntos”.  

PETROLÂNDIA – PRÊMIO EM 2014 E EM 2016

A professora Jussara Santana de Araújo da EREM Maria Cavalcanti Nunes foi uma das vencedoras da categoria relato de experiência pedagógica na sétima edição do prêmio em 2014. Declarou na época:

“(...) Muito feliz por vencer o Prêmio Naíde Teodósio. É uma honra, o reconhecimento de um trabalho. Acredito que cabe a educadores como nós desconstruir os estereótipos criados a cerca do papel da mulher na sociedade.  A escola é o local onde a diversidade se encontra e se efetiva a formação interdimensional dos estudantes. O prêmio instiga ações concretas para a mudança.”

Na nona edição foi a vez da professora de filosofia, Suemys Pansani, da Escola Estadual de Jatobá, Petrolândia, ser agraciada com o prêmio na categoria Experiência Professores do Ensino Médio com o projeto Reinventando Frida Kahlo.
Os debates de gênero nas escolas públicas da cidade continuam gerando frutos que culminam na redução da violência contra a mulher e na quebra de estereótipos machistas.
O prêmio Naíde Teodósio é uma parceria entre Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Secretaria de Educação (SEE),  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Conheça a lista completa dos vencedores da edição 2016 no link abaixo:

MATÉRIA RELACIONADA






Nenhum comentário:

Postar um comentário