quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

SOCIEDADE CIVIL SE ORGANIZA E PEDE A NÃO EXTINÇÃO DA SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES E LAZER DE PETROLÂNDIA

Imagens: Daniel Filho, Fabiane,
Maria Helena


Ao final das eleições municipais muitas expectativas foram levantadas sobre como seria a nova gestão municipal: haverá renovação e oxigenação do secretariado? Haverá paridade e representatividade nas escolhas? Quais pastas permaneceriam e teriam maior atenção?
Mas eis que pouco se mudou e, quando mudou, trouxe um alerta: a extinção da secretaria especial para assuntos indígenas e de Cultura, Esportes e Lazer, essa reduzida a mero departamento atrelado à secretaria de educação. Com tantas demandas cobradas nas mais diversas conferências, reuniões e audiências sem serem contempladas durante a gestão Lourival Simões, tal notícia gerou um forte impacto negativo em tod@s que se preocupam com o resgate histórico da cultura da cidade.
Um movimento se iniciou nas redes sociais e, ontem, 27 de dezembro, representantes da sociedade civil, representantes de associações, professores, pesquisadores, escritores, estudantes reuniram-se para tratar do assunto. A ideia foi materializar alternativas que garantissem a continuidade da pasta.
Na ocasião, foram discutidas algumas questões em torno da cultura de Petrolândia como a importância do resgate histórico das comunidades tradicionais, a manutenção da Biblioteca Municipal Barão de Mauá, a criação de eventos culturais, além de um novo formato da atual secretaria, com profissionais e técnicos da área que garantam a qualidade e o cumprimento das ações planejadas.
Além disso, o objetivo da reunião também foi organizar a criação do Conselho Municipal de Cultura de Petrolândia com demandas existentes no município para o período 2017-2020 e cobrar a execução das ações planejadas na última Conferência Municipal de Cultura ocorrida em 2013. A ata desse primeiro encontro será apresentada a Ricardo Rodolfo junto às demandas no setor em reunião com data ainda a ser definida.
Os principais envolvidos criaram um grupo na rede social Whatsapp que será utilizado para troca de informações relacionadas ao tema, bem como marcar novas datas de reuniões, manifestações e fiscalização.
Participaram da reunião: Bruna Padilha de Oliveira, Cassio Reimax Xavier, Cleyson Xavier da Silva, Corina de Santana Souza Germino, Daniel José dos Santos Filho, Fabiane Kelly Silva, Fábio Santos Cavalcante, George Rodrigues Novaes, Janicleide Marques Lima, Josenilda Marques da Silva, Maria Helena Gomes de Souza, Niedja Maria Batista, Romário de Assis Hipólito Barros, Ronald Torres da Silva, Sérgio Ricardo Ribeiro Lima, Weslley de Sá Bezerra.

Abaixo, na íntegra, o texto da ata do primeiro de muitos encontros:


1ª REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE PETROLÂNDIA


No dia 27 de dezembro, às 17h, reuniram-se dezessete (17) pessoas, algumas das quais representantes de associações, professores, membros da sociedade civil, estudantes, etc., para tratarem da criação do Conselho Municipal de Cultura de Petrolândia para a nova gestão administrativa que se inicia em 1º de janeiro de 2017 até 31 de dezembro de 2020. O objetivo da criação desse conselho é garantir a permanência da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer - e não apenas a criação do departamento vinculado a Secretaria Municipal de Educação -, apresentar a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer as demandas existentes no município para o período 2017-2020 e cobrar a execução das ações planejadas na última Conferência Municipal de Cultura ocorrida em 2013. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário