quarta-feira, 1 de março de 2017

VOZ E VEZ DA LEITORA

Imagens enviadas pela leitora

A leitora Irlane Maria nos enviou um desabafo e imagens sobre um tema recorrente em nosso blog: acessibilidade e mobilidade urbana.

“A rampa que dá acesso aos deficientes fica sempre com o portão fechado desde a época de Lourival. Daí eu pergunto por que fizeram se é pra ficar fechado? Aí se você quiser entrar tem que ir pelo outro lado. Meu filho tem hidrocefalia e sua locomoção é reduzida o que dificulta ainda mais nossa situação... Gostaria, através desse espaço, essa reivindicação.”

O modelo urbano de Petrolândia carece de equidade para que a acessibilidade garanta o ir e vir de todos seus cidadãos. A população com alguma dificuldade de locomoção é obrigada a ocupar áreas cada vez mais restritas, em função da falta de um Plano de Acessibilidade principalmente nas áreas urbanas, o que, muitas vezes, promove as dificuldades nos deslocamentos da maioria das pessoas com alguma necessidade especial, uma vez que os locais de trabalho, estudo e lazer se concentram nas regiões mais centrais o que os torna altamente dependente de auxílio de algum acompanhante. 
É preciso consciência em relação à Acessibilidade urbana, poder público e sociedade, para enfrentar os desafios da Acessibilidade.
A Constituição Federal de 1988 tratou timidamente do tema nos dispositivos dedicados às políticas urbanas, além de atribuir ao poder público local a responsabilidade para gerir e legislar acerca da Acessibilidade.

Aguardamos o pronunciamento da assessoria da prefeitura de Petrolândia sobre encaminhamentos. 


Um comentário:

  1. Fazer e não utilizar é defeito grave.
    Aqui no estacionamento de autoridades da PMC (Camaçari) um deles (nomeado a pouco tempo) achou de deixar o carro colado a rampa de subida de cadeirantes. Não é que o STT (serviço de transito da Prefeitura) Rebocou o veículo desta "otoridade" ele teve que mandar pegar o carro no pátio do Detran!!!
    Pois é! ...e isso dentro do estacionamento privado das próprias autoridades...mas acho que foi um equívoco ????????

    ResponderExcluir