segunda-feira, 19 de junho de 2017

ESPORTE: FUTSAL INFANTIL DA ESCOLA DE JATOBÁ NAS FINAIS DOS JEPs 2017


Petrolândia terá time de futsal infantil nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), a equipe da Escola de Jatobá consagrou-se campeã das fases Municipal e Regional e garantiu depois de cinco anos sem equipe dessa categoria de Petrolândia ter representante no Estadual.
Em pé: Prof. Inglisson, Nilson, Danilo, João Vítor, Willian, Douglas, João Marcos e Prof. Luiz Henrique
Agachados: Elan, Éfeso, Fernando, Lucas, Adson e Guilherme
O time mostrou preparação já na primeira fase da competição e a sensação de que tudo daria certo bateu mais forte quando os adversários da fase municipal e no Regional em Floresta não tinha organização para nos atacar, o time conseguiu sempre dar o ritmo às partidas, tanto que venceu na final da competição o time local por 4x1, sem deixar dúvidas do merecimento do título.
O futsal de Petrolândia vive um novo momento, “confirma o Prof. Inglisson Cleandro”, treinador da Escola de Jatobá. E completa: “o divisor de águas foi o ano de 2012 e 2013 quando participei de um projeto esportivo na própria Escola de Jatobá conhecendo a metodologia da Periodização Tática, após aquele ano, percebo que os times que se apropriaram de métodos planejados na preparação das bases vem acumulando feitos expressivos na vida esportivo e social de alunos de 11(onze) aos 17(dezessete) anos em quatro anos de trabalho. Espero aumentar este feito com um bom resultado na fase final do JEPs. Mesmo ainda adquirindo experiência no futsal acredito que estou ajudando a mudar o cenário e elevar o nome do time e da cidade a outro patamar na modalidade. Disciplinarmente, nós cobramos muito dos garotos, porque se eles têm um sonho, eles mesmos têm que correr atrás. Não dá mais para esperar do acaso, trabalhamos muito a cabeça deles.
A aposta feita pelo treinador Prof. Inglisson Cleandro foi no sistema de treino e em cima de um modelo do jogo, pois para alguns atletas era o primeiro trabalho em um time de futsal de competição. Foi uma missão difícil, pois o time nunca tinha vencido esta competição. Mas desde o primeiro dia, já foi implantada a metodologia de trabalho, tanto na parte tática, como na parte disciplinar e, logo na primeira fase veio o primeiro lugar do interior s repetindo o bom resultado como campeão do Sub Médio São Francisco, na cidade de Floresta-PE.
A receita do sucesso está na disciplina, na dedicação aos treinos e no trabalho psicológico fora das quadras. Além do compromisso dos alunos, foi preciso um trabalho de “volta às raízes” dos fundamentos do futsal.
Nossa filosofia é que todos trabalhem com o mesmo padrão de movimento, para que as tomadas de decisões fossem assimiladas por todos.
Os resultados alcançados só foram possíveis pelo trabalho forte que é feito dia a dia por todos. Pelo tamanho da cidade e das condições oferecidas, essa conquista é um fato que ficará marcado por toda a vida da nossa cidade, principalmente pelo fato de representar a cidade de Petrolândia-PE nos Jogos Escolares de Pernambuco 2017.
O time da Escola de Jatobá segue em busca de uma inédita conquista na competição estadual para a escola.

O BLOG GOTA D’ÁGUA ENTREVISTOU ATLETAS DA ESCOLA DE JATOBÁ, ELES AFIRMARAM QUE TRABALHO DIRIGIDO É O QUE TRAZ BONS RESULTADOS:

João Vítor - ala
João Vítor (3º ano) revela que o trabalho feito pela equipe técnica tem grande importância tanto na tática quanto no psicológico, sendo fundamental para um forte jogo coletivo. Durante a preparação conseguimos ajustar tudo e aplicar em quadra as formações, jogadas ensaiadas e principalmente a marcação que foi nosso forte para chegar às vitórias. Colocamos na cabeça que estávamos ali não apenas para viajar e passar uma semana fora, e sim conseguir um objetivo que era chegar ao título. Estamos confiantes e motivados, conscientes de que o nosso modelo de jogo imposto pelo nosso professor funciona e vamos trabalhar em cima disso e se Deus quiser chegar ao título estadual.
NOSSO GRUPO ESTÁ FECHADO, SOMOS MAIS QUE UM TIME, SOMOS UMA FAMÍLIA.
Para chegar até aqui passamos por muitos obstáculos, jogando fora de casa contra o time da casa e sem torcida nos apoiando (que foi o mais difícil).
Para ser sincero não tivemos apoio nenhum que fosse da escola ou da cidade e isso dificulta bastante, pois talento sei que temos  só falta apoio para desenvolvermos ainda mais nosso potencial.
Escolhemos jogar a partir de uma forte marcação que sendo bem feita nos dá um equilíbrio tático que faz com que a equipe adversária se perca um pouco e ai aproveitamos suas próprias falhas e matamos o jogo, tudo bem trabalhado pelo prof. Inglisson Cleandro.

Éfeso - pivô
Na mesma linha de pensamento o atleta Éfeso Thelys (3º ano) falou da falta de apoio e disse que não acredita que nem o mínimo ainda está sendo ofertado aos atletas para que possam crescer. O esforço é do treinador e seu auxiliar e lógico a dedicação e compromisso assumido por todos do grupo. “No começo tínhamos dificuldades até nos passes e durante os treinos fomos aperfeiçoando todos os fundamentos do futsal.”
Durante o Regional em Floresta-PE o time ficou mais unido, dentro de modelos de jogo como o 2-2 e 3-1 respondemos às expectativas. Agora é ir bem fisicamente para o estadual, psicologicamente o grupo está focado, é buscar melhoras táticas para ir buscar o título estadual para nossa cidade.
Prof. Inglisson e Charuto (fixo e capitão)
Outro atleta que conversou com o Blog Gota d’Água foi o capitão Guilherme Silva (3º ano) conhecido por “Charuto”, em sua fala ele relata bem a trajetória e suas expectativas.
A preparação foi boa apesar das dificuldades, de certo é que estamos representando Petrolândia-PE na final dos JEPs. Esperamos um campeonato muito difícil, pois iremos enfrentar algumas das melhores equipes de Pernambuco, então é melhorar a cada dia para sairmos vitoriosos. O modelo de jogar nos ajudou bastante e o bom é que todos nós podíamos opinar nas decisões. O Prof. Inglisson e seu auxiliar Luiz Henrique foram muito felizes nas relações com os atletas, procuraram nos ajudar da melhor maneira possível, mantendo o time unido a todo tempo, sabíamos que unidos dificilmente seríamos derrotados. Eles sempre procuravam dialogar nos motivando a seguir em frente.
Sempre confiei na equipe, acredito em cada um, pois cada um sabia das suas capacidades, em momento algum relaxamos.
A convivência está sendo o diferencial de nosso time, é um incentivando o outro.
Apoio é o que falta para uma cidade como a nossa onde poucos procuram dar valor para os tantos atletas que existem em nossa cidade. “O incentivo para os atletas é pouco.”


Mantendo o foco o Blog Gota d’Água e Petrolândia-PE fica na torcida pelo time da Escola de Jatobá nas finais dos JEPs 2017.

Um comentário:

  1. Aqui meu Muito obrigado em nome de todos os atletas a equipe da escola erem jatobá ao blog gota d'água pelo prestígio e reconhecimento para com esse trabalho, usar as redes sociais como ferramenta de repassar informações e alertar a todos é de fundamental importância.

    ResponderExcluir