domingo, 13 de agosto de 2017

O LIXO, DE FORMA ESTRATÉGICA, PODE TIRAR PETROLÂNDIA DA CRISE

Imagens: ASPRIN

A Associação Comunitária dos Produtores do Projeto Icó Mandantes – ASPRIN, com o objetivo de gerar oportunidades de negócios e renda para seus associados e associadas e para a comunidade do Projeto de Irrigação Icó Mandantes, na qual está inserida, criou um belo projeto de reciclagem.
O interesse de defender a concepção e implementação desse projeto surgiu a partir da vocação produtiva dos associados e da oportunidade para o projeto de irrigação, que veem na reciclagem uma forma de inclusão produtiva, geração de renda com a preservação ambiental integrada com a convivência produtiva, familiar e social do projeto irrigado. No entanto, a realização desse projeto requer o apoio e parcerias para cedência de espaço produtivo, financiamento de máquinas e equipamentos, porque os resíduos sólidos (lixo) existem em quantidade suficiente para esse objetivo.
Ao pensar estrategicamente nas potencialidades como associação comunitária, viram que para garantir a oportunidade desse projeto, teriam que trabalhar, sensibilizar e envolver todos os associados e associadas, bem como moradores das vilas e comunidades do projeto de irrigação Icó Mandantes, para o fornecimento de resíduos sólidos (lixo)  e que esse apoio e parceria teria contrapartida da Asprim nas atividades e eventos culturais e sociais do Projeto Icó Mandantes. Os produtos disponibilizados e descartados pelas famílias do Projeto de Irrigação Icó Mandantes, como “LIXO”, serve de insumos para a reciclagem e comercialização ais como: Vasilhames plásticos – diversas cores; Garrafa pet azul ; Garrafa pet verde; Vasilhames pet – óleo de cozinha;
Vasilhames plásticos para margarina; Garrafa branca; Plásticos coloridos – fazer sacolas de supermercados cor escura; Plástico tipo melissa – fazer sacolas de supermercados cor branca; Papelão; Papel branco; Vidro por cor; Aço solto; Cobre solto; Alumínio solto; frutas, verduras, folhas e alimentos domésticos – para compostagem.
Uma das líderes da comunidade, a senhora Valda, tem buscado apoio de parcerias em diversas instituições, atualmente aguada recursos do Banco Mundial através do ProRural, Governo do Estado de Pernambuco, o qual está analisando o projeto para possível aprovação e financiamento da construção de  uma unidade de triagem com máquinas e equipamentos para o tratamento dos resíduos sólidos.
Espera-se que o mais breve possível a coleta seletiva seja realizada em todo o município de Petrolândia, incluindo toda a área rural. Pois de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios. Essa cobrança já vem sendo feita desde 2007 pela ArBio (Associação de Reciclagem Biológica), e até os dias atuais não houve efetividade nas ações. Atualmente na área urbana do município a Associação Caatingueiras vem desenvolvendo um trabalho de coleta de lixo com um grupo de catadores, porém com o apoio mínimo da gestão local.
Em tempos de crise podemos ter em nossos resíduos uma enorme fonte de renda sustentável, mas é preciso vontade política de nossos vereadores e prefeitura para compreender esse setor como estratégico. 


3 comentários:

  1. Massa! Gostei da iniciativa dos moradores. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Como a população da área urbana pode contribuir com o associação Caatingueira? Tem algo que possamos fazer? Seria bom divulgar.

    ResponderExcluir
  3. Uma iniciativa muito boa pra gerar empregos !!

    ResponderExcluir