sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

INCRA E PREFEITURA DE PETROLÂNDIA TRATAM DO FORTALECIMENTO DA PISCICULTURA

A Prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, acompanhada do Superintendente do INCRA, Bruno Medrado, do Engenheiro Ivo Mendonça do IPA e do Vereador Silvio Rogério estiveram reunidos com cerca de 50 moradores da agrovila 01 do bloco 03 e adjacências para tratarem da proposta de implantação do Assentamento Aquicola Caititu.

A necessidade de fazer a melhor distribuição do potencial aquícola do Lago de Itaparica com ênfase na justiça social, desenvolvimento rural sustentável, aumento da produção do pescado e a inclusão produtiva do pequeno trabalhador rural, levou o Município de Petrolândia a defender a inserção do INCRA nesse importante arranjo produtivo. O cultivo de tilápias em Petrolândia, apesar de ter sido iniciada em idos de 2004, já é uma atividade consolidada e, segundo dados ainda não oficializados da EMBRAPA/ PRORURAL, o município é o 3º no ranking nacional. Apesar de está utilizando apenas cerca de 10% do seu potencial produtivo, tem esbarrado em duas dificuldades básicas para a expansão: a) terras nas margens da água e b) a insuficiência de crédito que permita a integração do produtor familiar sem renda ou de baixa renda na atividade.


O INCRA tem a condição de reduzir essas dificuldades e ainda trazer outros benefícios como moradias, legalidade das terras e ajudas básicas até que o assentamento seja auto-sustentável. A parceria da Prefeitura com o PRORURAL, IPA, Banco Mundial e Codevasf ajudou os atuais piscicultores a chegarem num patamar sócio-econômico confortável. Com o INCRA entrando na parceria certamente teremos condições de gerar centenas de oportunidades de trabalho e renda. Ressaltou o Secretário Rogério Viana, atual responsável pelas ações do município em prol do desenvolvimento econômico e agrário.

São várias as experiências exitosas das associações de piscicultura, onde alguns associados trabalhando em média 12 dias por mês chegam a ter uma renda individual que varia de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00. Disse o Vereador Silvio Rogério. Vale destacar que missões governamentais do Vietnã e da Indonésia estiveram em Petrolândia estudando esse caso de sucesso.

Por sua vez, em sua fala, o Superintendente, Bruno Medrado, destacou que “o novo INCRA” tem o desafio de fazer com que os assentamentos existentes sejam produtivos e os assentados sejam proprietários e produtores rurais. Agradecendo o convite da Prefeita e de sua equipe, afirmou enxergar na piscicultura oportunidades tanto para os assentamentos existentes, quanto para os futuros estarem garantindo a sustentabilidade. Em relação a proposta de criação do ASSENTAMENTO AQUÍCOLA CAITITU, afirmou ver com bons olhos e que já em fevereiro/18 estará cadastrando as famílias para o estudo de viabilidade e iniciar os trâmites legais.

Encerrando a reunião a Prefeita Janielma Souza, fez uma retrospectiva do desenvolvimento da piscicultura em Petrolândia, dos obstáculos, das dificuldades e dos avanços. “Os pioneiros tiveram que abrir os caminhos com foices, mas hoje muito se avançou e, os novos empreendedores já tem uma estrada aberta. Temos uma equipe técnica experiente, uma cooperativa atuante criada por associações de Petrolândia e de Jatobá, estamos na expectativa de em breve termos uma unidade de beneficiamento do pescado que vai agregar valor a produção. Importante dizer que todas as associações de Petrolândia são legalizadas e estão com suas outorgas, alvarás e licenças em dias e, esse exemplo, deve ser seguido pelas demais. Respeitar o rio e o meio ambiente são condições essenciais para quem pretende investir na atividade. Rogério (Viana), justiça seja feita, essa ideia dos assentamentos aquícolas foi sua. O Deputado Federal Augusto Coutinho achou tão genial que de imediato garantiu uma emenda parlamentar como contrapartida para a unidade de beneficiamento do pescado. Bruno (Medrado) obrigado por está aqui sendo parceiro e assumindo compromissos com os nossos produtores.


Os trabalhos tiveram continuidade com a vista do local onde se pretende implantar o ASSENTAMENTO AQUÍCOLA CAITITU e reunião com lideranças dos assentamentos Lago Azul, Miguel Arraes e Januário Moreira onde vários investimentos na infraestrutura e fomentos foram discutidos. Ao final foram identificados 6 grupos interessados em trabalhar com a piscicultura.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE PETROLÂNDIA-PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário