quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

“SER PADRE NÃO É SÓ REZAR MISSA, MAS ESTAR AO LADO DOS POBRES!” COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE O FORUM DAS ÁGUAS

Imagens: Daniel Filho

O Blog Gota D’Água junto ao Petrolândia Notícias participaram há pouco da coletiva de imprensa sobre o fórum social das águas que acontece amanhã (15).
Com a presença do padre Luciano, secretário Rogério Viana, representando a prefeita Janielma, e representações sindicais e sociais, foram levantados questionamentos acerca da problemática e da organização do ato.

COMO SURGIU A IDEIA DO FÓRUM

“Surgiu na orla conversando com amigos padres... Discutíamos sobre a importância da igreja reviver suas ações junto ao povo e a importância de participar das discussões acerca do risco que corre o nosso rio São Francisco...” Declarou Padre Luciano, articulador, junto aos movimentos sociais, do fórum. “Ser padre não é só rezar missa, mas estar ao lado dos pobres”. Completou.
Questionamos sobre as possíveis dificuldades em se construir uma atividade ampla e unificada num momento político tão delicado em que o país está claramente polarizado.
“Primo pelo respeito e da não vaidade e, por isso, tenho abertura em todas as esferas (...) Tenho minhas convicções ideológicas e políticas, mas não misturo com o ato, todos os partidos políticos foram convidados(...) Houve um contato com o papa Francisco que nos respondeu sobre esse ser um ato político com P maiúsculo, pois não defende um único partido, mas o rio São Francisco que representa a soberania do país. Por isso temos uma responsabilidade muito grande com esse fórum.”

QUESTIONAMENTOS À PREFEITURA SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM

“Nossa participação é institucional. Ficamos felizes quando soubemos da escolha de nosso município para receber o fórum e, desde então, estamos buscando dar as condições logísticas.” Declarou Rogério Viana.
Questionado sobre o posicionamento da prefeitura em relação à preservação do rio o secretário destaca a preocupação da gestão por compreender que o potencial econômico do município depende diretamente da preservação do rio. Questionamos ainda sobre o abastecimento de água: as constantes faltas d’água nas torneiras seriam um racionamento ou de fato problemas técnicos?
“São de fato problemas técnicos. Muitos dos equipamentos da Compesa estão sucateados o que exigiu uma intervenção da gestora pedindo estruturação tanto para atender essa área quanto a do Bairro Nova Esperança que, todos sabem, passa por uma obra de distribuição de água que deverá estar pronta em breve.” Complementa.

ENCAMINHAMENTOS DO FÓRUM

O fórum não se resumirá ao ato:
“A atividade culminará na elaboração e aprovação de uma carta ao presidente Michel Temer de posicionamento contrário à privatização. Fará também lançamento do FAMA (Fórum Alternativo Mundial das Águas).” Destacou padre Luciano.

PROGRAMAÇÃO

O Fórum Social em Defesa das Águas e do Rio São Francisco contra a privatização da Chesf, junto à segunda passagem da caravana popular em defesa da democracia, terá concentração a partir das 08h00min na orla fluvial de Petrolândia onde os participantes irão receber dos pescadores a imagem do padroeiro, da cidade e do rio, São Francisco de Assis. Seguirá em caminhada para a Casa de Shows Velho Chico onde acontecerá a formação da mesa de análises e discussões que contará com a participação dos movimentos sociais e políticos convidados.
As atividades de debate irão acontecer durante todo o dia concluindo com noite cultural de confraternização.
Divulgue. Participe.








Nenhum comentário:

Postar um comentário