quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

VEREADORES INTERROMPEM RECESSSO PARA VOTAR AUMENTO DE IMPOSTO – artigo de opinião por Daniel Filho

Imagem: Tony Xavier

Como divulgado ontem em nosso blog e durante toda semana nos blogs locais, o aumento de impostos para os munícipes de Petrolândia ficariam mais caros para haver a compensação da isenção de impostos (ISS – Imposto Sobre Serviço) favorável à Construtora 2MS-Engenharia – LTDA, responsável pela construção do “Residencial Francisco Simões de Lima – ETAPA 3”, (sempre o nome do clã) do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”. A conhecida e falaciosa cena de isentar os ricos e cobrar a conta dos mais pobres em nome de supostas benfeitorias que, muito provavelmente, não virão ou virão por tempo determinado, servem apenas aos lucros da construtora.
Vereadores de oposição, então, lançaram uma enquete à população para saber se era favorável a “pagar essa conta”, obtendo o previsível resultado de total negação.
A voz do povo não foi ouvida (mais uma vez).
Por 6 votos a 5, os vereadores aprovaram (em pleno recesso parlamentar...quanta pressa, não?...) projeto de lei de autoria do Poder Executivo (prefeitura) que aumenta em 60% o IPTU, sendo 20% em 2018, 20% em 2019 e 20% em 2020, aumento de 20% no UFM e também mudanças no código tributário municipal, fazendo com que taxas e serviços fiquem mais caros de hoje em diante.
Os vereadores que votaram a favor do projeto: Toinho de Eugênio, Eudes Fonseca, Delano Santos, Dedé de França, Nilson pescador, Silvio Rogério.
Possivelmente os vereadores, que mais uma vez votam contrários ao clamor popular, alegarão terem votado pela geração de emprego e construção de casas populares, mas deverão ser transparentes quanto aos preços que serão cobrados através de impostos cada vez mais altos.

Imagem: PN Notícias.Vereadores de situação e oposição

Destaque a se observar quanto processo de escolha das trabalhadoras e trabalhadores nas obras: acontecerão através de cotas de indicação parlamentar, com aval do executivo, para garantia de cabos eleitorais nas próximas eleições ou mérito aliado a distribuição igualitária a atender trabalhadoras e trabalhadores de todos as quadras e área rural?
Apostem suas fichas: a primeira opção era comum em gestões passadas. Quem não conhece, a título de exemplo, contratados na área de educação que eram convocados a trabalhar via indicação parlamentar e executiva, para, em período eleitoral, se virem obrigados a “tomar partido” e “militar” nas carreatas sob a ameaça (ora velada, ora escancarada) de “garantir seu emprego”?
A farra do “cabide de empregos da educação” acabou com a conquista do sindicato dos professores municipais (SINPRO) que, entre diversas reivindicações, conquistou o acesso aos cargos exclusivamente pelo mérito do processo seletivo, abrangendo as condições de acesso a todos profissionais da educação em exercer sua função, sem ser coagido a participar de “currais eleitorais”.
No campo da construção das casas populares haverá que se fiscalizar todo o processo (que já se inicia contrariando a vontade popular): distribuição dos trabalhos, transparência quanto aos valores e prazos das obras, processo de seleção e critérios para entrega das casas...
Há que se destacar ainda que a falta de moradia, a afetar centenas de trabalhadoras e trabalhadores que precisam optar em comer ou pagar o aluguel, traz problemas sociais graves que poderiam ser evitados caso a prefeitura tivesse o mesmo empenho de cobrar dos ricos como tem de cobrar dos mais pobres.
IPTU progressivo para terrenos e imóveis que não cumprem sua função social (a apenas alimentar a especulação imobiliária), assim como desapropriação por necessidade de utilidade pública ou interesse social atenderiam mais gente a se cobrar um preço de quem pode pagar.
Mas tais resoluções exigem coragem e vontade em se romper com os velhos cacoetes de se fazer política.
Gostaríamos de desejar um feliz 2018 para todos os munícipes, mas a maioria dos nossos “representantes” não deixa.



MATÉRIAS RELACIONADAS E FONTES



Nenhum comentário:

Postar um comentário