domingo, 15 de abril de 2018

CAJU COMO EMANCIPAÇÃO SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICA EM PETROLÂNDIA

Imagens: Daniel Filho

Hoje (15) aconteceu, na Agrovila José Martins PA Antônio Conselheiro 2 da reta, reunião que representa o primeiro passo de uma longa e desafiadora jornada de trabalhadoras e trabalhadores da agricultura familiar de Petrolândia.
A partir da premissa da “SEMENTES”, prestadora de assistência técnica do INCRA, de cada assentado plantar meio hectare de cajueiro, equivalente a 78 pés, para vender futuramente a castanha a uma entidade de Buíque chamada “Amigos do Bem”, surgiu a ideia da comunidade: “Por que nós mesmos não aproveitamos esse beneficiamento do caju?”


“...O projeto de assentamento Antônio Conselheiro 1 e 2, que abrange nove (9) agrovilas, originário da ocupação do Movimento dos Sem Terra em 1999 na Quixabinha (...). Já são quase 20 anos entre acampamento e assentamento onde temos acesso à água para beber, mas não para o plantio e nenhuma fonte de renda que venha da agricultura. Então nós, assentados, começamos a pensar em uma alternativa de renda para nosso assentamento. Então a partir dessa proposta da SEMENTES, de produzir cajueiros e fornecer castanha para a entidade em Buíque, pensamos por que nós mesmos não produzimos e aproveitamos esse beneficiamento? Então essa reunião de hoje foi o início. Conversamos com Wellignton Santana, da Fundação Terra de Arcoverde, que presta essa assessoria sempre que precisamos e ele articulou essas representações que vieram: professora Heloísa, da Universidade Federal Rural de Garanhuns, Padilha, engenheiro mecânico, que também presta assessoria à Fundação Terra e tem uma experiência riquíssima em Afogados da Ingazeira sobre agricultura sustentável e Aristóteles, arquiteto e editor, que presta assessoria aos movimentos sociais. Então trouxemos pessoas para nos dar esse suporte técnico para dar início a esse projeto que é muito maior do que simplesmente plantar o caju...”
Declarou a professora, assentada e agricultora Adriana Gomes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário