domingo, 27 de maio de 2018

CONGRESSO DO POVO BRASILEIRO – FASE MUNICIPAL EM PETROLÂNDIA

Imagens: Frente Brasil Popular


Aconteceu ontem (26), no acampamento Cássio Alves em Petrolândia, PE, a fase municipal do Congresso do Povo Brasileiro organizado pela Frente Brasil Popular.
O congresso teve por objetivo reunir lideranças de diversos segmentos sociais para levantar problemáticas e apontar soluções na esfera municipal, estadual e nacional. Preservação da história e memória do município, políticas agrícolas e agrárias, assentamentos, moradia, educação, cultura, juventudes foram alguns dos diversos temas debatidos em plenária.
Foram convidados para firmação de compromissos a prefeita Janielma e todos os vereadores, mas somente o vereador Evaldo compareceu e contribuiu para a elaboração do documento que está em fase de sistematização. Os demais sequer enviaram representação.
Participaram dos debates Adriana Araújo, coordenadora e animadora do evento, a representar os assentamentos do Movimento dos Sem Terra (MST), assentamentos PA1 e PA2 e o Sindicato dos Servidores Municipais (SINSEMP); Paula Francinete, representando o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH); Daniel Filho, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEPE) e o Partido dos Trabalhadores (PT); Natanael Caetano, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); Rômulo Pedrosa representando o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), George Novaes, representando a Associação de Reciclagem Biológica (ARBIO); Fábio Santos, representando a Associação por moradia  Cássio Alves e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Poliana Magalhães, representando o Levante Popular da Juventude; Evaldo Nascimento, representando a Câmara de Vereadores; Sebastião Pereira, representando o Sindicato dos Professores da rede municipal (SINPRO); Pedro, representando a pastoral dos pescadores; Pedro, representando a pastoral da terra; Thina Tunner, representando o acampamento Luiz Inácio Lula da Silva; padre Luciano representando e apresentando a ONG PROVIDA; o Bispo Dom Gabriel, representando a diocese.
O evento culminou ainda no lançamento da pré-candidatura de Luís Inácio Lula da Silva, preso político, à presidência da república.
Com café da manhã como recepção e, após os debates, almoço e momento cultural, o evento representa mais um passo, a partir das bases sociais, à construção do município, estado e Brasil que o povo brasileiro quer. O Congresso seguirá para suas fases estadual e nacional com escolha de delegados participantes da fase municipal.
Em breve publicaremos o resultado das demandas que deverão ser sistematizadas e entregues aos representantes políticos da cidade e região.













5 comentários:

  1. ��������Força sempre esse é um momento histórico e muito importante parabéns aos participantes e a organização����

    ResponderExcluir
  2. Mais um passo importante na construção de um movimento que consolide a união de força para a mudanças que o povo brasileiro precisa.Lula livre,Lula presidente.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os envolvidos nessa luta, nessa causa. Conheço essa região quando morei no Acampamento CHSF/ITAPARICA trabalhando a serviço do Convênio CHESF/CODEVASF nas agrovilas da Borda do Lago PE/BA. Fiz parte da fundaçào da Executiva municipal do PT de Jatobá onde cheguei a disputar uma eleição majoritária, como candidato a vice-prefeito pelo PT na chapa encabeçada por Eraldo Souza, na época presidente do STR do sub-sub-medio do S. Francisco no ano 2.000. Conheci de perto a luta dos trabalhadores rurais reassentados. Saí em 2004 para residir e trabalhar em Petrolina. Parabéns ao Blog Gota D'água pela excelente cibertura e que sempre acompanho. - Ivan Câmara.

    ResponderExcluir