quinta-feira, 28 de junho de 2018

ARBORIZAÇÃO DA ORLA POR MORADORES E IMPEDIMENTO DA PREFEITURA GERAM DEBATE EM PETROLÂNDIA

Imagem: Assis Ramalho



A orla fluvial de Petrolândia, cartão postal do município e ponto estratégico para promessas de investimento em época eleitoral, torna a ser pauta de mais um debate.
Viralizou vídeo e texto de uma moradora que afirma ter tido a comunidade local iniciativa de arborizar o espaço, mas que funcionários da prefeitura teriam impedido:

“(...) moradores resolveram arborizar a orla de Petrolândia. Depois de já plantadas, funcionários da prefeitura, mandaram os moradores cortarem alegando que ali não era local para plantar, e disseram que não existiam verbas para a orla. Um deles ainda debochou dizendo: ‘enquanto houver amanhã’.
A orla é um lugar abandonado, sujo e com pouca iluminação.  Tantas coisas para políticos se preocuparem (saúde, educação e segurança) e eles se preocupando com plantas que além de trazerem sombra deixariam a nossa orla mais bonita.”
Desabafa a autora do texto e vídeo que não foi identificada, mas que pediu que compartilhem ao máximo a crítica.
O Blog Gota D’Água procurou o secretário Rogério Viana para esclarecimentos sobre o fato que justificou:

“Boa noite. Esse vídeo está circulando desde ontem, mas a verdade é que Sandro Alencar, interino enquanto estou de férias, foi ao local com Itaissé e Patrícia observar algumas situações da orla e viram que plantaram Nim, que é uma planta que hoje os ambientalistas não defendem, nosso município mesmo não planta mais (...) é uma planta de raiz profunda e naquele local em que foram plantadas passa tubulação do saneamento, de água e fiação dos postes no canteiro central, então nunca foi plantado exatamente porque a raiz vai danificar e se precisasse reparar teria que arrancar a planta. Tudo isso foi explicado de forma bem tranquila e educada, sugeriu que plantassem em outro ponto da orla mais apropriado, mas infelizmente tem gente dessa natureza que não argumenta com a verdade.” Declarou. 

SOBRE A PLANTA NIM

São árvores de grande porte, podendo atingir até 30m de altura e 2,5m de diâmetro. Nativa de todo o subcontinente indiano, é resistente a seca. Além de fornecer madeira, é muito conhecida por suas propriedades medicinais e terapêuticas encontradas nas sementes, nas folhas e na casca.
Tem como pontos adversos características que a tornam invasora. Especialistas alertam para seu potencial de destruição da flora nativa da caatinga, com consequente prejuízo também sobre a fauna local. Estudos demonstraram capacidade tóxica em variados graus do pólen de nim sobre "abelha europeia", sendo ainda desconhecido o seu potencial tóxico sobre as espécies de abelha nativas.




3 comentários:

  1. O difícil é ter um secretário que não colabora com o meio ambiente e quando a população atua ele chama de mentirosa. O cúmulo do desrespeito a cidadã que por iniciativa própria e sem apoio desenvolve uma boa ação. Ao invés de parabenizar ele quer punir a cidadã por fazer o bem.

    ResponderExcluir
  2. É muita sacanagem. A prefeitura não arboriza nada. Na cidade tem muitas plantas mortas. Não cuida das que tem.tem uns ipês na academia das cidades quê só vê agua quando chove. É de fazer chorar.

    ResponderExcluir
  3. Incrível é que no centro da cidade no canteiro central para ser mas objetivo, temos várias árvores da mesma espécie que pela explicação do secretário também causará danos ao asfalto e guias,E também nas escolas j.Rodrigues agropecuária ao lado do muro logo cairá, sera que nao fizeram planejamento para isso, desculpa mas fala demais e nao faz nada.

    ResponderExcluir