quinta-feira, 21 de junho de 2018

COLETIVA DE IMPRENSA COM O SINPRO: A GREVE CONTINUA

Imagens: Daniella Katherine


Hoje (21), na plenária da câmara de vereadores, o Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (SINPRO) convocou uma coletiva de imprensa para expor à sociedade as motivações da greve, assim como rebater muitas das afirmações feitas ontem (20) pela prefeita Janielma Souza.
Optamos por separar em tópicos os assuntos levantados através das perguntas dos blogueiros presentes.

PREFEITA ALEGA IMPOSSIBILIDADE DE PAGAR POR CAUSA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Os professores e diretores do sindicato, Sebastião Pereira e Evaldo Nascimento, mostraram documentos, pareceres e cálculos que desmentem a tese do governo. Uma decisão de 2008 do próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE), aprovada por unanimidade, reafirma que o gestor que obedecer o limite mínimo de destinação de 60% dos recursos do FUNDEB para pagamento de salários a profissionais do magistério não ferirá a lei de responsabilidade fiscal (documentos anexos ao final).

SERÁ NECESSÁRIO DEMISSÕES EM MASSA PARA ATENDER A EXIGÊNCIA DOS PROFESSORES?

Evaldo deixa claro que o pagamento de outros serviços e servidores não pode ser pago com recursos do FUNDEB, portanto, a categoria não pode aceitar receber a culpa da incompetência administrativa da gestão em equilibrar suas contas. “Não fui eu que me candidatei a prefeito ou a vice...”.
Ressalta que há mais de 120 mil reais de sobra dos recursos referentes a 2017 que passam para as contas 2018.

MOVIMENTO GREVISTA É POLÍTICO?

“Eu e todos os professores somos seres políticos, então é justo dizer que a greve é política, se ela quis dizer nesse sentido. Mas se ela quis dizer que é politicagem, não é...” Afirmou Evaldo.

SOBRE AMEAÇAS AOS PROFESSORES QUE ADERIREM À GREVE

Desde que foi deflagrada a greve o Blog Gota D’Água recebe mensagens que denunciam ameaças de perseguição e demissão a quem apoia a greve.Tanto Evaldo como Sebastião declararam que pode haver ameaças veladas há contratados e parentes contratados de professores, mas nenhuma denúncia foi feita ainda de forma oficial.

A GREVE É ILEGAL, DE ACORDO COM A PREFEITA, E CRIMINOSA, DE ACORDO COM SECRETÁRIO

Evaldo reafirma que somente a justiça pode decretar ilegalidade de uma greve e que tem confiança de que não irá acontecer, pois o sindicato seguiu todos os trâmites, respeitou todos os prazos e sempre buscou o diálogo com a prefeita.
Sobre a denúncia que um secretário (que não é da pasta de educação) fez sobre o movimento grevista de que haveria professores impedindo alunos de assistirem aulas tanto Evaldo como Sebastião negam.
“Pedimos e queremos contar com o apoio dos pais, pois os mesmos sabem que no fim todas as aulas serão repostas”.

Nas considerações finais pediu compreensão e apoio da população, coerência e transparência à prefeita quando tratar do tema. Os documentos, dados, e notas desmontam as principais teses do governo para não cumprir as leis do piso e do FUNDEB, logo esperam que haja uma nova data de reunião de negociação o quanto antes para mostrar à categoria “por A + B que o município não pode cumprir a lei”.
O Blog Gota D’Água participou dessa coletiva por ter sido convidado diretamente pela direção do sindicato que a convocou, diferente da coletiva convocada pela prefeitura ontem (20). Não participamos por não termos sido convidados, mas está aberto para publicação de qualquer nota ou  resposta a tudo que aqui foi publicado.
Participaram da coletiva além do nosso blog: Assis Ramalho (Blog do Assis Ramalho), Alex (PN Notícias), Alexandre (Sertão News), Gildo (Blog do Gildo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário