segunda-feira, 30 de julho de 2018

“DIA D” REPRESENTA APROVAR GRAVES RETROCESSOS À EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA




Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), lança nota denunciando o que pode representar um novo golpe contra o povo brasileiro, dessa vez tendo como alvo a educação pública, e convocando professoras e professores a rejeitar a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que deverá acontecer no próximo dia 2 de Agosto. A seguir nota na íntegra:

Companheiras e Companheiros,

Esta semana é de mobilização contra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Golpista, que pretende privatizar o Ensino Médio e dificultar o acessos dos Estudantes a esta etapa da Educação Básica.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), cujo presidente é o Eduardo Dechamps, que também é presidente do CONSED (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação) e agora assumiu também a Presidência da Comissão da BNCC Ensino Médio dentro do CNE, com o apoio do MEC golpista e entreguista, anunciou no dia 23 de Julho, em pleno recesso escolar, o "dia D" de debate sobre a BNCC para o Ensino Médio.
O Golpe consiste agora em fingir que são democráticos e que desejam a nossa participação. Mentirosos. O dito dia D, divulgado amplamente com o dinheiro de impostos que pagamos, consiste em apenas quatro horas para leitura de um documento com mais de 150 páginas, discussão e responder a quatro formulários direcionados por eles. NÃO DÁ PARA FAZER REMENDOS EM UM DOCUMENTO QUE FOMOS IMPEDIDOS DE PARTICIPAR DA SUA ELABORAÇÃO INICIAL.
A concepção de educação contida na BNCC Golpista diverge da concepção de educação pública que defendemos. Por isso, devemos rejeitar esta proposta e exigir a revogação da Lei 13.415/2017, que desmontou o Ensino Médio.
A Fundação Lemann (Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil), junto com a Editora Abril (em crise com a queda das vendas de suas revistas), através da revista Nova Escola e com a Google, estão investindo mais de 3 milhões de dólares para implementar esta BNCC Golpista nas escolas públicas. Repetindo, uma base que privatiza o Ensino Médio, dificulta o acesso dos estudantes a esta etapa da Educação Básica, reduz disciplinas, promovendo insegurança para nossa profissão, permitindo ainda a contratação, sem concurso público, de pessoas sem Licenciatura. COM TODA CERTEZA AFIRMAMOS QUE OS INTERESSES DELES NÃO SÃO OS MESMOS INTERESSES NOSSOS PARA COM A ESCOLA PÚBLICA EM NOSSO PAÍS.
Por isso, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), publicou uma carta dirigida aos Professores e Professoras do Ensino Médio, um modelo de carta para à Escola enviar ao MEC com cópia ao CNE e um panfleto alertando sobre os perigos para nossa profissão e para a educação pública se esta BNCC Golpista for aprovada.
Se as contribuições da CNTE ainda não chegaram na escola, você pode acessar o site da CNTE, baixar estas contribuições com argumentos pela rejeição desta BNCC e distribuir para todos e todas da escola.
Bom trabalho de resistência e sigamos firmes na luta!

Heleno Araújo
Presidente da CNTE

MATÉRIAS E MATERIAL RELACIONADO








Nenhum comentário:

Postar um comentário