segunda-feira, 9 de julho de 2018

JOVEM INDÍGENA DE PETROLÂNDIA CURSA MEDICINA NO PARANÁ E RETORNA À CIDADE PARA INCENTIVAR OUTROS JOVENS


Geovan junto ao secretário municipalde assuntos indígenas, Bira

Imagem: Daniel Filho.

O Blog Gota D’Água conversou com o jovem estudante indígena da etnia Pankararu da comunidade Serrinha, Geovan Santos, que nos contou sua trajetória de lutas e conquistas no Paraná e voltou ao município para dar seu testemunho e incentivar outros jovens de comunidades indígenas a tentarem a mesma iniciativa no “XVIII VESTIBULAR DOS POVOS INDÍGENAS DO PARANÁ” que está com inscrições abertas (link ao final da matéria). Concluiu o ensino médio na escola estadual Delmiro Gouveia em 2008:

Imagem: Bira

“Naquela época não tínhamos tanto acesso à informação, internet era restrita a poucas pessoas, então voltei à minha comunidade, pedi autorização ao chefe para passar um período em Recife numa casa de apoio para tentar o vestibular. A princípio tentei uma vaga na Universidade Federal em Ciências Biológicas, não obtive sucesso, mas continuei fazendo cursinhos públicos como o PREVUPE (...). Foi quando soube desse vestibular específico para povos indígenas no Paraná e fui tentar. Passei por dificuldades, enfrentei lutas jurídicas para garantir meu acesso ao curso de medicina.”
Geovan contou ainda sobre os impasses jurídicos que enfrentou, como sua história ganhou notoriedade e todas as oportunidades para acesso e manutenção do estudante no curso ofertados pelo programa da UFPR, tais como: mobilidade acadêmica, assistência saúde e apoio psicossocial, auxílio financeiro permanência, auxílio creche, cursos de línguas estrangeiras, auxílio moradia, auxílio refeição (isenção das taxas nas refeições feitas nos restaurantes universitários que são abertos todos os dias, inclusive feriados), ônibus Intercampi, programa de bolsa para ensino, pesquisa e extensão.
Uma excelente oportunidade aos seus irmãos e irmãs Pankararu que Geovan, gentilmente, incentiva a partir de seu relato.

Inscrição para o Vestibular dos Povos Indígenas:


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