terça-feira, 29 de janeiro de 2019

ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS DE ADMINISTRAÇÃO DE REPRESENTANTES DO BANCO DO NORDESTE


Acontecerá entre os dias 6 e 12 de fevereiro o segundo turno da eleição do Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários (CAREF) do BNB. Sete mil (7000) funcionários ativos estão aptos a votar. A disputa será entre Eliane Libânio Brasil de Matos e Rheberny Oliveira Santos Pamponet. A Votação será por meio eletrônico.
Esse é um espaço de deliberação ocupado por um funcionário representante de todos do corpo funcional no Conselho de Administração, sendo o porta-voz dos anseios dos funcionários para dialogar sobre as estratégias e os rumos que o banco deverá seguir.
O funcionário(a) eleito(a) deve optar e propor alternativas para dar sustentabilidade ao banco, cobrar as responsabilidades e definir o seu papel como indutor de crédito e de politicas públicas na sociedade.
O Representante dos Funcionários no Conselho de Administração tem acesso garantido a relatórios de auditorias, controladoria e das próprias discussões no conselho. Com esses elementos, ele pode questionar as razões da diminuição e fechamento de agências, restruturações de setores e atuar nas missões internas da instituição.
“É preciso eleger um representante capacitado, conhecedor das normas e regras de funcionamento do conselho de administração do Banco, deve atuar para cobrar a responsabilidade da empresa perante o funcionalismo e a sociedade em geral. Deve levar o posicionamento dos funcionários e influenciar na estratégia do banco para definir a sua atuação no crédito produtivo, como agente de fomento, incentivo ao microcrédito, cadeias produtivas e desenvolvimento de novos negócios, temas fundamentais para a manutenção como um banco de desenvolvimento.” Afirma Alan Patrício, diretor dos Bancários de Pernambuco, que apoia Eliane Brasil.

POLÊMICA

Eliane Brasil, que conseguiu ir para o segundo turno, teve seu nome veiculado nas redes sociais e virou notícia após divulgação de perseguição política. Na mesa do gabinete de Bolsonaro, onde foram depositadas as lembranças e agrados ao presidente levados pela comitiva da Festa da Uva, repousava uma pasta com uma cópia impressa. Aproximando a foto, era possível ler, na folha de frente, a menção a ela intitulada como “Eliane Caref ”, com a reprodução da foto da mulher e de uma mensagem que circula em uma rede social.
O texto da postagem, localizado em busca na internet e reproduzido na cópia impressa sobre a mesa, diz: “Esta é uma petista doente. Fez campanha contra Bolsonaro dentro do Banco do Nordeste. Responsável pela divulgação do “Ele não” no Estado do Ceará. Está pretendendo ser nomeada para o Conselho de Administração do BNB (o Banco do Nordeste). Vamos fazer campanha contra.”
A ameaça, suspeita de "caça às bruxas", representa mais um atentado à democracia do país.





Nenhum comentário:

Postar um comentário