segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

NOVA PROPOSTA DO GOVERNO BOLSONARO PROPÕE 40 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO PARA SE APOSENTAR

Imagem: reprodução



A reforma da previdência recebe proposta preliminar que prevê que, para se aposentar com 100% do benefício, trabalhadoras e trabalhadores deverão contribuir por quarenta (40) anos. Vinte anos de contribuição darão direito a 60% do benefício.
A minuta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que o governo Jair Bolsonaro deve enviar ao Congresso neste mês foi obtido pelo Estadão/Broadcast e confirmado com duas fontes da equipe econômica. Cada ano a mais acrescentará dois pontos porcentuais até chegar a 100% do benefício com 40 anos de contribuição.
No regime dos servidores públicos, a contribuição mínima começará com 25 anos e para ter direito a 100% do benefício também serão necessários 40 anos.
Atualmente, há duas formas de se aposentar. Por idade, com a exigência de ter 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres), com no mínimo 15 anos de contribuição. Ou por tempo de contribuição, quando não se exige idade mínima, mas são necessários 35 anos (homens) e 30 anos (mulheres) de pagamentos ao INSS.
A reforma que deve ser enviada pelo governo Bolsonaro até o fim do mês ao Congresso acaba com a possibilidade de se aposentar só por tempo de contribuição.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário