sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

POLÍTICAS MUNICIPAIS PARA O MEIO AMBIENTE EM PETROLÂNDIA: UMA NOVA TENTATIVA

Imagens: Daniel Filho



Há anos são discutidas e cobradas políticas públicas referentes ao meio ambiente em Petrolândia: conferências, participação em congressos, rodas de conversa... E, desde então, que associações, ONG’s, comissões foram montadas, dissolvidas e ou enfraquecidas e nada foi materializado de forma continuada.
Mais uma vez, agora sob a gestão executiva de Janielma Souza (PSB) e com Rogério Viana assumindo a pasta de serviços urbanos, o tema vem à tona na forma de uma roda de conversa promissora realizada ontem (7) no Centro Cultural de Petrolândia.
Presentes lideranças de diversos segmentos sociais do município e municípios vizinhos apontaram falhas de gestões anteriores que refletem nas condições sociais de hoje com apontamentos e deliberações para o futuro. O governo não se omitiu à autocrítica e reassumiu compromissos já feitos em reuniões anteriores, como: garantia de serviços de coleta sem tratamentos diferenciados entre urbano, rural, centro, periferia; trabalho contínuo de coleta de lixo reciclável; fortalecimento de associações e ONG’s como ASPRIN, ARBIO, ABRASFA e, mais recentemente, CAFÉ COM ARTE que alterou seu estatuto para poder também ser um apoio para a reciclagem; trabalho de conscientização a partir das escolas municipais e estaduais, com análise de algumas serem pontos de coleta seletiva; premiações para escolas que desenvolverem projetos de sustentabilidade; criação do SELO VERDE para empresas e comércios que adotarem atitudes responsáveis para com a política de meio ambiente que será reconstruída junto às comunidades, consequentemente, o estímulo para que os consumidores optem por adquirir produtos de estabelecimentos que obtenham esse reconhecimento; possibilidades de implantação de multas para infrações contra o meio ambiente e manutenção da limpeza do município, entre outras deliberações que deverão surgir com o aprofundamento das análises das situações e especificidades locais.
“A destinação correta dos resíduos gerados pela atividade humana é nossa obrigação para com as próximas gerações. Essa roda de conversa sintetiza bem o modelo de gestão para os resíduos sólidos: participativa, processual e responsabilidade de todos. A primeira reunião com a comissão formada será na próxima quinta-feira (14) às 15h00min na sala de reuniões da prefeitura, onde iremos discutir composição, objetivos e estratégias.” Declarou Rogério Viana.
Com as deliberações o município estabelece compromissos que devem se converter em aumento da vida útil do aterro sanitário, geração de emprego e renda com a reciclagem e garantia de um município referência em políticas públicas voltadas para o tema.
O Blog Gota D’Água, como sempre, continuará acompanhando a evolução desses compromissos firmados entre gestão e população.

DESTAQUE NEGATIVO


A ausência majoritária dos representantes do legislativo. Dos onze vereadores apenas Delano Santos (PSB) esteve presente. 


MATÉRIA RELACIONADA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário