quinta-feira, 13 de junho de 2019

CONFLITO NO CAMPO: MAIS UMA LIDERANÇA ASSASSINADA

Imagem: Divulgação


Na tarde desta terça-feira (11), Carlos Cabral Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Rio Maria, na região sudeste do Pará, foi assassinado. De acordo com testemunhas, dois homens em uma moto preta teriam disparado contra o ativista. Fontes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) confirmaram o homicídio.
Cabral foi atingido por quatro tiros, dois desses na cabeça e morreu a caminho do hospital municipal de Rio Maria. O ativista já havia sido alvo de um atentado, em 1991, quando também foi baleado em uma emboscada.
Em nota o senador Paulo Rocha (PT) declarou:

Lamentamos profundamente a morte do companheiro Carlos Cabral, líder do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Rio Maria. Ele foi assassinado no munícipio nesta terça-feira (11).
Carlos já havia sofrido duas tentativas de emboscada de fazendeiros na Reserva de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, segundo lideranças da STTR de Rio Maria.
Esperamos que todas as circunstâncias desse crime bárbaro sejam totalmente esclarecidas.
É importante destacar que Carlos Cabral é o terceiro presidente deste sindicato a ser morto no exercício do cargo.
Carlos era genro de um dos ex-presidentes do STTR de Rio Maria: João Canuto, que foi assassinado há 33 anos por pistoleiro a mando de um fazendeiro. A própria Luísa Canuto, com quem Carlos foi casado, também perdeu dois irmãos pelas balas do latifúndio: Paulo e José Canuto.
Expedido Ribeiro de Souza, que sucedeu a João Canuto à frente do sindicato, foi morto no dia 3 de fevereiro de 1991 também vítima de emboscada. Um mês após esta tragédia, Carlos Cabral sofreu um atentado, mas escapou com vida.

2 comentários:

  1. Meu pesar !
    Força a família.
    Que justiça seja feita,
    Sua luta não será em vão .
    Continuaremos enquanto houver terra sem gente ,e gente sem terra!
    Carlos,presente ,presente sempre presente!

    ResponderExcluir
  2. Meu pesar !
    Força a família.
    Que justiça seja feita,
    Sua luta não será em vão .
    Continuaremos enquanto houver terra sem gente ,e gente sem terra!
    Carlos,presente ,presente sempre presente!

    ResponderExcluir