quarta-feira, 21 de agosto de 2019

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

Imagens: CMPM


Aconteceu ontem (20) a III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres na Escola Estadual Delmiro Gouveia. Representatividade, enfrentamento à violência contra a mulher, participação política, empoderamento, empreendedorismo feminino, resistência para enfrentar os retrocessos foram alguns dos muitos temas que permearam as palestras e salas divididas por eixos.
Ana Tereza, presidenta do conselho e coordenadoria da mulher falou sobre a importância do evento:
“A 3 CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MULHER, serviu não apenas para apontar o caminho a ser trilhado nos próximos anos no nosso município, mas também serve de base para indicação dos delegados para a Conferência Estadual e por conseguinte a Nacional, se houver. Um momento delicado o nosso país passa, vai além da crise econômica e política. Um período onde está em xeque a tolerância das mais diversas formas, sejam elas, religiosas, de gênero, raça, como também do papel da mulher na nossa sociedade! O machismo tem dado sinais claros quanto a isso! Precisamos combatê-lo, porém sem perdemos o prumo e nem muito menos a nossa voz. Discutimos isso, o nosso fortalecimento perante o governo municipal, Estadual e Nacional! Precisamos cada vez mais de momentos como este, em pensar o país e o mundo para todos! A nossa sensibilidade é um dos diferenciais para a construção de um Brasil melhor para todos!”
Questionada sobre os pontos positivos e negativos do evento:
“Pontos Positivos: Nem todos os municípios conseguiram realizar suas conferências, estamos na nossa 3ª; Sabemos que haverá a Estadual, o Governador garantiu isso, porém não há ainda sinalização por parte do Governo Federal em realizar a Nacional, o que seria mais um retrocesso nas políticas públicas. Participação efetiva de algumas mulheres da área rural, dos mais diversos segmentos. A escolha das Palestrantes, que conhecem as realidades da nossa região, uma professora e a outra índia; O local da reunião foi excelente, fácil acesso, amplo; Participação de vários jovens;
Pontos negativos: Poderia haver uma maior participação das mulheres do município, principalmente da zona urbana, muitas e muitas vezes há o questionamento do que poderia ser feito e em momentos como esses, específicos, simplesmente não se fazem presentes para opinar na construção de projetos, programas, sugestões para o Município, Estado ou País; A participação de algumas pessoas apenas no início.  Na hora de apresentar as propostas na plenária, acho que só tinha a metade das(os) participantes.”
Destacou.
Fabiane Kelly, sindicalista, conselheira e delegada na conferência declarou:
“Em tempos de fascismo onde o governo ditador extingue conselhos, não quer a realização de conferência, persegue as mulheres, Petrolândia-PE reativa Conselho Municipal de Direito da Mulher, realiza a III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, com a participação de 180 mulheres, entre elas representantes do espaço rural, urbano, assentamento. Destaque para a participação da juventude que debateram nos eixos e foram para plenária apresentar as propostas como: Patrulhamento Maria da Penha, com apoio da Guarda Municipal; Reuniões do Conselho descentralizadas, para que estudantes e pra quem mora no espaço rural possam participar.
Tudo isso só é possível com investimento/ orçamento.
As Mulheres solicitaram na conferência Municipal de Assistência Social e hoje a abertura do CREAS Municipal porque no que se refere às violações de direitos estamos descobertas.
Diferente de outras conferências as pessoas estão percebendo a importância de ocupar lugares de fala e decisões, tivemos uma renovação, não apenas em participação, como em falas riquíssimas que prometem um futuro promissor.”
Maria Helena, delegada na conferência, funcionária pública e sindicalista, destacou:
“A III Conferência Municipal de Políticas para as mulheres de Petrolândia foi diferenciada das anteriores pelo quantitativo de mulheres representantes de vários segmentos, como também a participação em massa das jovens, que é nosso o futuro, pelo interesse em contribuir e lutar por uma democracia de igualdade de direitos entre homens e mulheres.”
Para a etapa estadual foram eleitas, representando sociedade civil, delegadas as professoras Raiane Sales e Adriana Gomes de Araújo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário