sábado, 23 de novembro de 2019

NAÇÃO MARACATU ENCANTO DO PINA PRECISA DE SEU APOIO

Imagens: Nação


O trabalho da Nação Maracatu Encanto do Pina desenvolve um belo e relevante trabalho de ação social na comunidade do Bode, bairro do Pina em Recife.
O Encanto foi fundado em 1980 pela Yalorixá Mãe Maria de Sônia e, desde então, vem fazendo história a mudar histórias de vida através da cultura, dança, música, afeto.
Em 2013 a família cresceu com o Encantinho a acolher crianças em situação de risco no espaço. As crianças recebem orientação pedagógica, aulas de percussão, capoeira, dança e reforço escolar, além de aprenderem o baque da Nação. O bom desempenho na escola é o principal pré-requisito para frequentar o Encantinho. A equipe pedagógica, supervisionada pela pedagoga Mariana Bianchi, vai além das atividades escolares e propõe novas formas de aprendizado, envolvendo rodas de leituras, brincadeiras e artes. A equipe também visita as escolas e as famílias para verificar o desempenho escolar das crianças e adolescentes, para juntos poderem encaminhar os possíveis atendimentos.
A liderança de todo esse movimento é por conta de Joana D’Arc Cavalcante (41 anos), Mestra Joana. Primeira e até hoje única mulher a ser mestra de uma nação de maracatu está à frente da Encanto desde 2008:
“Passei as dificuldades que toda mulher passa: opressão e machismo. Pra ser aceita mestra foi uma jornada longa e árdua.” Declarou a mestra no programa televisivo “Por dentro com Cardinot”.
O espaço também é frequentado pelo grupo Baque Mulher, primeiro grupo de Maracatu formado por mulheres. No início o Baque Mulher se encontrava aos domingos para tocar em Recife, mas em pouco tempo de existência o grupo cresceu e atualmente existem 30 grupos do Baque Mulher espalhados pelo Brasil, entre 10 estados e o Distrito Federal.

COMO AJUDAR O ENCANTO?

A sede do Encanto precisa de reforma para ampliação. Atualmente a Nação do Maracatu Encanto do Pina possui apenas o pavimento térreo, com uma cozinha, um banheiro, duas salas religiosas e um espaço para atividades em geral, além de uma palafita onde são guardadas durante o ano as roupas e acessórios para as apresentações realizadas durante o carnaval.
A reforma consiste em requalificar o espaço já existente e ampliar a instituição, para que as atividades possam ser mais bem realizadas, capacitando o Encanto do Pina a acolher ainda mais crianças e jovens da comunidade.
O Blog Gota D’Água se soma ao apoio desse grande projeto para que sua existência inspire o nascimento e resistência das mais variadas expressões e manifestações culturais populares.
Abaixo link do catarse para doação a partir de R$10,00.

APOIE ESSE PROJETO

UM POUCO MAIS SOBRE O ENCANTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário