segunda-feira, 9 de março de 2020

HOMENAGEM ÀS MULHERES QUE DÃO NOME ÀS RUAS DE PETROLÂNDIA

Imagens: Acervo IGH


O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) e Prefeitura de Petrolândia celebraram no último sábado (7) história e vida de mulheres que ajudaram a construir a história de Petrolândia e que hoje dão nome às ruas da nova cidade. O evento aconteceu no Centro cultural com participação das famílias das homenageadas.
O IGH, desde 2016, vem realizando projetos que resgatam a memória e história do município, um deles é o projeto HISTÓRIA NA RUA a resgatar a história das pessoas que dão nome às ruas de Petrolândia.
Na transição da cidade velha para nova Petrolândia foi decidido que a história de seu povo seria preservada através de suas ruas com nome dos patriarcas ou matriarcas das famílias tradicionais do lugar.
Porém, três décadas depois, ações de resgate da memória são necessárias e o instituto é peça fundamental para esse grande trabalho.
A presidenta do IGH, Paula Francinete Rubens de Menezes, lamentou que algumas mulheres ficaram fora da homenagem por não ter recebido suas biografias a tempo.

O INSTITUTO

“Somos uma organização voltada para o estudo e pesquisa da História e Geografia de Petrolândia, de modo a oferecer, de forma gratuita, ao poder público, estudantes, professores e ao publico em geral, uma fonte confiável de conhecimento sobre o município, além de garantir a preservação de documentos relacionados à história da região e do Brasil e tem como objetivo preservar a memória e promover estudos para o desenvolvimento e difusão do conhecimento da História, Geografia e ciências a fins, especialmente do município de Petrolândia, assim como atuar em defesa do meio ambiente, da cultura e o seu patrimônio.” Declara Paula Francinete.

LISTA DAS MULHERES HOMENAGEADAS NA NOITE DESTE SÁBADO, 07 DE MARÇO DE 2020

ANA CIRSTINA DE SÁ
ANTONIA FELISMINA
ANTONIA CRUZ
ASTROGILDA
CECILIA DELGADO
CLARA OTILIA
ERCINA NASCIMENTO
FRANCINE FRANÇA
GERMANA SILVA
ITA COSTA
JULIA CAVALCANTE
JUVINA ALCANTARA
LAUDELINA FILOMENA
LAURA LEAL
LENICE SILVA NUNES
LIDIA ARAGÃO
LUZIA LEITE
MARIA ARLETE
MARIA DAS DORES SOBREIRA
MARIA DO CARMO DELGADO
MARIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO
MARIA GOMES DA COSTA
MARIA ILZA BRASIL
MARIA INOCENTE MARTINS
MARIA JOSÉ FERRAZ
MARIA PENHA
MARIETA CAVALCANTE DE SOUZA
NARA CRISTINA
NEUSA SOARES
PEDRINA GOMES BARBOSA
ROSITA SOUZA FERRAZ

Fonte: Blog de Assis Ramalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário