terça-feira, 3 de março de 2020

SONHOS E CURSINHOS INTERROMPIDOS: QUEDA NO NÚMERO DE CONCURSOS

Imagem: reprodução



Da crise, econômica, institucional, política, instalada em 2016 até às medidas de austeridade do atual governo federal, a realização de concursos públicos federais diminuíram drasticamente adiando o sonho de milhares de brasileiras e brasileiros que buscavam uma carreira no Estado.
Em menos de uma década, o número de contratações de servidores federais caiu para quase um sexto do que era. Se em 2010, foram admitidos 296 mil servidores, em 2018 (o dado mais recente), foram 50,7 mil, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), da Secretaria do Trabalho, compilados pela consultoria LCA.
Sem concursos novos, o funcionalismo deixou de ser reposto e, por enquanto, não há autorização para que sejam feitos concursos federais este ano de carreiras civis, apenas militares. Segundo o Ministério da Economia, 22 mil servidores federais devem se aposentar este ano. Até 2022, a previsão é de que cerca de 60 mil deixem o serviço público.
A equipe econômica do governo Bolsonaro decidiu travar seleções de servidores até que passe no congresso a proposta de reforma administrativa que, na prática, deverá inibir ainda mais a realização de concursos, assim como acabar com a estabilidade do servidor.
Brasília, considerada capital dos concursos públicos, viu mais da metade de seus cursinhos preparatórios fecharem as portas. Os que ainda se mantêm passaram a focar em vagas municipais e estaduais.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário