quinta-feira, 14 de maio de 2020

CORTE DE BENEFÍCIO AFETA VIDA DE CENTENAS DE UNIVERSITÁRIOS EM PERNAMBUCO

Imagem: Divulgação



O Programa PE No Campus oferece auxílio de R$ 950 no primeiro ano da graduação e de R$ 400 no segundo ano de curso há centenas de universitários para garantir o acesso ao ensino superior e atende estudantes que mora a, no mínimo, 50 quilômetros da instituição. Com a pandemia e o isolamento social, muitos estudantes precisaram permanecer nas cidades em que estudam e o auxílio garantia um subsídio para o cumprimento do decreto estadual, mas foram surpreendidos com o corte da bolsa.
O deputado estadual, Isaltino Nascimento (PSB), em suas redes sociais, justificou o corte alegando que o Estado não poderia mais arcar com a bolsa por compreender que com a suspensão das aulas os estudantes não teriam mais despesas, mas não é o que afirma a mãe e estudante de engenharia de pesca, Virna Ketlin Mendonça:
“Eles alegam que muitos estudantes voltaram para suas casas, mas não consideram os que não puderam voltar e que precisam arcar com o aluguel e suprimentos... Ainda que houvesse condição de retornar pra casa, não teria como encerrar o aluguel e desmobiliar a casa sem saber como e quando retornaremos. Essa é a realidade da maioria.” A estudante cursa o 4°período e esse mês, surpreendida pelo corte, não terá como se manter longe de casa.
Bolsistas lançaram nota de repúdio:

NOTA DE REPÚDIO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA PE NO CAMPUS

Diante da suspensão do pagamento das bolsas PE NO CAMPUS pela portaria SEE n° 1680/2020, os bolsistas vêm a público manifestar a indignação com tal decisão, tomada sem aviso prévio e sem nenhuma preocupação para com os mesmos. Todos os bolsistas saíram de suas casas para cursar uma graduação e mesmo com a suspensão das aulas, as despesas com aluguel, por exemplo, se mantém, uma vez que, não se sabe até quando a pandemia vai durar e isso precisa estar garantindo. Sem contar que, para muitos, a bolsa estava servindo para colocar comida na mesa de muitas famílias dentro desse cenário caótico onde vários se encontram sem meios para trabalhar. É inadmissível que, após a vitória da aprovação do prolongamento das bolsas pelos deputados, ela seja suspensa sem haver nenhum contato prévio com os bolsistas. Uma tremenda falta de respeito para com os estudantes, mas não iremos nos calar, usaremos nossas forças para exigir uma postura decente.
Para o ano de 2020, 1 mil bolsas do programa de acesso ao ensino superior PE no Campus foram disponibilizadas pelo governo estadual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário