terça-feira, 23 de junho de 2020

PODE SE DECIDIR HOJE (23) NOVAS DATAS PARA AS ELEIÇÕES



Diante da imprevisibilidade da pandemia do novo coronavírus no país, um dos alertas é o risco de proliferação da doença durante as eleições municipais, previstas para outubro deste ano. O cenário levou o ministro Luis Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propor nesta segunda-feira (22) – após uma série de conferências com especialistas em saúde, lideranças partidárias e representantes do legislativo –, o prolongamento do período de campanha e a realização do segundo turno dos pleitos municipais em dezembro.
Como a Constituição Federal determina o primeiro turno seja realizado no primeiro domingo de outubro e que o segundo turno aconteça no último domingo do mesmo mês, uma mudança nas datas exige a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) pelo Congresso, em dois turnos de votação na Câmara e em dois turnos no Senado.
O adiamento está em debate no Senado, onde há indicativo de consenso para realização do primeiro turno no dia 15 de novembro. O relatório final da chamada PEC do adiamento da eleição está a cargo do senador Weverton Rocha (PDT-MA) e deve ser entregue aos parlamentares nesta terça-feira (23) com perspectiva de votação em plenário no mesmo dia.

Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário