quinta-feira, 16 de julho de 2020

EM PETROLÂNDIA MOVIMENTO “INSALUBRIDADE JÁ” FARÁ MANIFESTAÇÃO POR REAJUSTE



Amanhã (17) em Petrolândia, sertão de Pernambuco, a partir das 8h00min, profissionais da saúde, segurança e serviços urbanos, irão realizar manifestação pela reivindicação do reajuste de insalubridade.
O movimento “Insalubridade Já!” respeitará requisitos de distanciamentos e cuidados que os decretos da Pandemia do COVID-19 exigem, à exceção do isolamento em casa, visto que todas e todos esses profissionais já estão expostos ao vírus.
Trajando preto irão se reunir em frente ao Mercado Público Municipal para apresentar reivindicação, através de cartazes e som, pelo reajuste de 40% de insalubridade como prevê o Projeto de Lei 744/20, de autoria dos deputados petistas José Ricardo (PT/AM) e Carlos Veras (PT/PE), garante o pagamento de adicional de insalubridade de 40%, calculado sobre o salário, a trabalhadores da saúde pública da União, estados e municípios e também do setor privado enquanto durar a pandemia.

Profissionais que venceram o COVID.

Ver matéria relacionada

Em situação de normalidade a norma regulamentadora (NR) 15 que trata de atividades e operações insalubres assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, de 10% (dez por cento para insalubridade de grau mínimo), 20% (vinte por cento para insalubridade de grau médio) e 40% (quarenta por cento para insalubridade de grau máximo).
Em Petrolândia essas profissionais sempre receberam como grau mínimo (10%) e continuam mesmo sendo a categoria que mais se infectou pelo vírus em Pernambuco (4.267 trabalhadores desse setor que pegaram a Covid-19 e representam 25,9% do total de testes positivos de profissionais de saúde).
O movimento “Insalubridade Já!” entregará à gestão o documento de reivindicação com prazo de retorno prometendo novas manifestações caso a resposta seja negativa.

MATÉRIAS RELACIONADAS

NR15

INSALUBRIDADE 40%

TÉCNICOS E AUXILIARES OS MAIS INFECTADOS EM PERNAMBUCO

DEPOIMENTO DE PROFISSIONAIS INFECTADOS EM PETROLÂNDIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário