sábado, 15 de agosto de 2020

POLÍCIA INTERVÉM EM MANIFESTAÇÃO QUE BLOQUEIA ACESSO NO ASSENTAMENTO ANTÔNIO CONSELHEIRO

Imagens: Daniel Filho

 

A reportagem do Blog Gota D’Água cobriu a manifestação pacífica que acontece há quatro dias onde presidentes de associações de assentados e assentados bloqueiam o acesso Assentamento Antônio Conselheiro I, entre a zona rural de Tacaratu e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

O bloqueio impedia que carros da empresa Enel Green Power passassem para fazer a ampliação da rede de alta tensão no parque eólico Fonte dos Ventos.

Conversamos com lideranças que expuseram o desgosto de não se ver cumprir acordos e reivindicam emprego, indenização pelo impacto ambiental que atinge a toda comunidade.

“Essas turbinas, hélices, dizem que é energia limpa, mas, fizeram foi acabar com o meio ambiente...pássaros e outras espécies animais sumiram. A gente nessa pandemia busca tomar todos os cuidados para fazer essa manifestação, mas na verdade a gente queria era estar seguro em casa...se estamos aqui nos arriscando é porque eles nos obrigaram. Mais do que emprego e dinheiro a gente quer um projeto de desenvolvimento sustentável para a comunidade.” Declarou Auricélio, presidente de associação.

Enquanto filmávamos e colhíamos outros depoimentos policiais militares chegaram ao local. A princípio em um tom de intimidação com ameaça de prisão por aglomeração ou desacato caso não ficassem quietos.

Com o tempo, ouvindo as partes, o desbloqueio se deu de forma tranquila e orientada:
“Não encarem isso como uma derrota, nós da polícia não estamos para tirar o direito de ninguém, pelo contrário, estamos para garantir o direito de todos. Então ao fazer esse desbloqueio não entendam como uma derrota, mas uma retirada estratégica para que vocês possam se organizar melhor, reivindicar da forma correta junto à justiça.” Falou o tenente a Auricélio.

De forma pacífica foi feito o desbloqueio da via. Assentados e associações continuarão as cobranças e não descartam a possibilidade de, mais uma vez, fazer o bloqueio.

A empresa, em nota, afirmou que mantém contato com moradores e com o INCRA. Afirma ainda que cumpre rigorosamente a lei.

 






 

Um comentário: