segunda-feira, 10 de agosto de 2020

SEM ISOLAMENTO SOCIAL BRASIL PODE CHEGAR A 7 MILHÕES DE INFECTADOS EM UM MÊS


A marca de 100 mil mortes e quase três milhões de casos da covid-19 no Brasil intensifica o debate sobre a necessidade de medidas mais efetivas para o isolamento social. Junto com a testagem em massa, a quarentena é considerada a ação mais efetiva para conter a propagação da doença enquanto não há vacina. Segundo projeções da plataforma Geocovid, se todas as medidas de distanciamento fossem canceladas hoje, em trinta dias o número de infectados pelo coronavírus seria superior a 7,2 milhões de pessoas.

A Geocovid também estima a demanda hospitalar que seria gerada sem as medidas de isolamento. As conclusões levam à interpretação de que o sistema de saúde do Brasil poderia chegar a um grau de total esgotamento, que nunca foi observado na história. Em trinta dias seriam necessários mais de 63,5 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, segundo dados da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), o país conta com 45.848 vagas de UTI.



Se o cenário projetado sem o isolamento social é dramático, também é verdade que as medidas colocadas em prática por estados e municípios, desde que o vírus foi identificado oficialmente no Brasil, ajudaram a salvar vidas. Um estudo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) mostra que a quarentena reduz fortemente as taxas de transmissão. A conta feita é a seguinte: quando o isolamento cresce 1% as infecções caem 37%. Os pesquisadores da UFRRJ descobriram também que o sistema de saúde brasileiro economizou, pelo menos R$ 17,5 bilhões com as ações de distanciamento, isso só no que diz respeito aos gastos com leitos de UTI.

Ainda que as medidas de isolamento sejam comprovadamente eficazes para diminuir os números de infecções e mortes pelo coronavírus e que tenham surtido determinado efeito no Brasil, elas não foram suficientes para diminuir as curvas de contágios e óbitos. Segundo dados levantados pela Inloco, startup brasileira especializada em geolocalização, o índice nacional estava em cerca de 36% no dia 06/07. De todas as unidades da federação, apenas o Acre estava com mais de 40% da população em casa. A taxa ideal para contenção da pandemia é de no mínimo 70%.

Fonte: Brasil de Fato

https://www.brasildefato.com.br/2020/08/09/sem-isolamento-brasil-pode-ultrapassar-sete-milhoes-de-casos-da-covid-em-um-mes

Nenhum comentário:

Postar um comentário