terça-feira, 22 de setembro de 2020

IGH REPUDIA USO DAS RUÍNAS DA IGREJA SUBMERSA PARA GRAVAÇÃO DE CLIPE

Imagens: acervo

O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) lançou nota de repúdio sobre a gravação de videoclipe nas ruínas da igreja Sagrado Coração de Jesus e outros fins. Segue:

 

 O Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, vem a público manifestar repúdio pelo uso das Ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus na realização de clipes de música e outros fins inadequados.

ÚNICO patrimônio arquitetônico histórico e cultural remanescente da antiga cidade de Petrolândia, a igreja semi submersa é o principal elemento da paisagem cultural  do município. Em meio ao lago, representa um elo de ligação entre ao história passada e  presente de um  povo, assim, suas ruínas são  um ponto comum identitário raro. 
Além disso, seu valor histórico e a sua presença a embelezar a paisagem atraem turistas do mundo todo, daí sua importância também para a economia local.

O uso de som em volume exagerado, acesso de embarcações ao interior do prédio, explosões de fogos de artifícios e instalação de iluminação, podem colocar em risco a estrutura e acelerar o processo de destruição do que resta da Igreja.  

Assim sendo, o IGH de Petrolândia não pode se calar ante a falta de respeito e cuidado com nossa história e nosso patrimônio.
À Câmara cobramos fiscalização, ao poder Executivo o cumprimento da Lei Orgânica do Município. Que se legalize urgentemente o tombamento desse patrimônio.
Ao povo de Petrolândia, conclamamos a zelar e vigiar.

                        IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia                                        
Paula Francinete Rubens de Menezes
      Presidente
 

                                     

 

  

 


Um comentário:

  1. Só agora estou sabendo que em Petrolândia tem um instituto. Isso tem cheiro de esquerdo patas.

    ResponderExcluir